Esporte

"O tempo cura": torcedor viveu a volta por cima do Botafogo da queda na Vila Belmiro à Libertadores

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

01/06/2025 por Redação

Bernardo Claro, que irá ao estádio neste domingo, foi personagem de reportagem da Globo de 30 de novembro de 2014, quando o Alvinegro caiu para a Série B dez anos antes do título continental Santos x Botafogo: informações e palpite para o jogo
O dia 30 de novembro ficará para sempre marcado na memória do torcedor do Botafogo pela conquista da Conmebol Libertadores sobre o Atlético-MG. A data é lembrada por alguns de forma religiosa todo sábado - dia da semana em que o jogo foi disputado. Mas nem sempre foi assim.
+ Na vez do Botafogo, é o melhor PSG da história: veja memes após título da Champions do adversário na Copa de Clubes
Em 2014, a data teve efeito contrário para os torcedores. Dez anos antes da Libertadores, o Alvinegro, então comandado por Vágner Mancini, foi rebaixado no Brasileirão depois de perder por 2 a 0 para o Santos na Vila Belmiro. Neste domingo, o clube retorna ao estádio pela primeira vez desde o título continental.
Um torcedor alvinegro viveu bem esses dois momentos antagônicos e tudo o que esse intervalo de dez anos representa para o Botafogo. Bernardo Claro foi um dos personagens da reportagem da Globo em 2014 (veja no vídeo abaixo) na Vila Belmiro, esteve no Más Monumental em 2024, e voltará ao estádio do Santos neste domingo.
VT GE Botafogo 2014 - Santos 2 x 0 Botafogo - 30 de novembro de 2014
— Botafogo é como a vida, né? Tem dias ruins e tem dias bons. Mas na vida a gente não desiste por causa dos dias ruins, né? Eu não vou desistir do Botafogo por causa disso - afirmou um Bernardo ainda adolescente em entrevista ao repórter Edson Viana nas arquibancadas da Vila Belmiro (trecho a partir de 4:25).
+ Clubes chegam a entendimento, e Igor Jesus está por detalhes de trocar Botafogo pelo Forest
Bernardo não desistiu. E nem o Botafogo. Anos depois, o ge encontrou com o torcedor, hoje com 26 anos e muito mais feliz com a trajetória vivida com o clube do coração.
— (Sentimento) É de aprendizado. Seja na vida ou no esporte. O tempo cura. As coisas acontecem no tempo delas. Eu viveria de novo esse período de 2014 a 2023, de mais decepções do que alegrias, se eu soubesse que tudo culminaria no título de 2024 naquele jogo épico e o Brasileirão de forma irrefutável. O sentimento é que tudo valeu à pena - afirmou.
Bernardo Claro no Monumental no título do Botafogo em 2024
Arquivo pessoal
Botafogo contra o Santos em 2014: Jefferson; Régis, Dankler, André Bahia, Júnior César; Airton, Gabriel, Andreazzi (Murilo), Ronny (Gegê); Yuri Mamute, Bruno Corrêa (Maikon). Técnico: Vágner Mancini.
Botafogo no título da Libertadores em 2024: John; Vitinho, Adryelson, Barboza, Alex Telles (Marçal); Gregore, Marlon Freitas; Luiz Henrique (Matheus Martins), Savarino (Danilo Barbosa), Almada (Júnior Santos); Igor Jesus (Allan).
+ Em fim de empréstimo, Diego Hernández retornará ao Botafogo com futuro indefinido
— Tenho pouquíssimas memórias de 2014. Acho que, por causa do trauma, minha memória apagou. Em compensação 2024 eu tenho gravado cada segundo. Minha memória é do Edson Viana vindo na minha direção e perguntando sobre o rebaixamento, eu era moleque e não queria passar uma mensagem pessimista. Estava com nó na garganta do que estava vivendo. Tentei passar esperança, era um desejo meu para que os dias pudessem ser mais tranquilos. Era inimaginável em 2014 que eu viveria tudo o que vivi dez anos depois - lembrou o profissional de marketing.
Initial plugin text
Bernardo nasceu em Santos e atualmente vive em São Paulo. Ele já frequentou a Vila Belmiro em outras oportunidades, mas nenhuma será como a deste domingo.
— É uma mudança de mentalidade. É o entendimento que o Botafogo, como instituição e por toda a história que carrega, merece uma entrega de alta performance em todas as áreas que são determinantes em campo e bola.
O Botafogo volta à Vila com o status de campeão continental, mas com o objetivo de ficar no G6 do Brasileirão antes da parada da competição para a disputa da Copa do Mundo de Clubes. Para isso, precisa vencer o Peixe e o Ceará na próxima quarta-feira.
Este domingo é o primeiro dia do mês de junho, mas para o botafoguense todo dia é uma oportunidade de relembrar 30 de novembro. Para Bernardo, mais ainda.
+ Compre já seus ingressos para os jogos do Botafogo
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
+ O mercado do Cartola vai fechar! Monte seu time agora!
Initial plugin text
🗞️ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu