
Italiano, que explodiu de forma precoce, e suíço, que ganhou fama tardiamente, foram protagonistas ao longo da competição e podem brilhar na decisão deste sábado PSG x Inter de Milão: Gringolândia projeta a final da Champions League
Donnarumma e Sommer, goleiros de PSG e Inter de Milão, respectivamente, são candidatos a protagonistas na final da Champions League, neste sábado, às 16h (de Brasília). Basta olhar para o desempenho dos dois ao longo das campanhas dos finalistas, quando brilharam e apareceram de forma decisiva. Mas, apesar de terem em comum o papel de destaque no confronto, os arqueiros têm perfis muito diferentes.
+ Raio-X: confira as avaliações dos times de PSG e Inter de Milão
Acompanhe em Tempo Real no ge a final da Champions League entre PSG e Inter de Milão às 16h deste sábado.
Um se acostumou com os holofotes desde muito cedo: foi promessa do Milan, chegou rapidamente à seleção italiana e foi comprado pelo PSG a preço de ouro, como um dos galácticos nos quais o clube investiu em 2021. O outro passou boa parte da carreira com brilhos pontuais, conhecido basicamente no futebol alemão, até ganhar fama na seleção suíça e receber a chance de ouro de defender o Bayern de Munique, antes de desembarcar na Inter.
+ Capitão do PSG, Marquinhos espera erguer a taça da Champions: Já mostrou sua força
+ Do trauma à glória: seis anos após morte da filha, Luis Enrique tenta levar o PSG à conquista da Europa
Donnarumma, entre altos e baixos, críticos e fãs, pode ser o goleiro responsável por ajudar o PSG a conquistar a Europa pela primeira vez. Sommer, contratado por uma pechincha quando a Inter vendeu Onana para o Manchester United, pode conquistar o principal título de sua carreira aos 36 anos.
+ Drama com seleção na Copa e líder desde criança: conheça Lautaro Martínez, astro da Internazionale
+ Acelera, Dembélé: mudança de hábitos e de função transformou o 10 do PSG em candidato à Bola de Ouro
Donnarumma e Sommer são destaques dos finalistas da Champions League
Getty Images
+ PSG tem elenco quase quatro vezes mais caro que Inter de Milão; veja o custo de cada jogador
+ Impacto imediato: comparado a Maradona, Kvaratskhelia mudou temporada do PSG
+ Champions League: Munique, palco da final, é conhecida por consagrar campeões inéditos
Donnarumma: de contestado a exaltado
O goleiro chegou ao Paris Saint-Germain em julho de 2021, logo após ter sido eleito o melhor jogador da Eurocopa pela Itália. Com contrato até 2026, Donnarumma viveu altos e baixos até chegar a essa final de Champions League - aos 26 anos vive uma das melhores fases de sua carreira.
Temporada 2024/25
39 jogos - 11 sem sofrer gols
+ Inzaghi cita aprendizado com vice da Inter de Milão em 2023: Detalhes são essenciais
+ Luis Enrique espera fazer história com título da Champions do PSG: Não temos motivo para ter medo
Revelado no Milan, rival italiano do adversário deste sábado, Donnarumma protagonizou lances que custaram caro ao PSG na primeira temporada pelo clube. O goleiro ficou marcado por uma falha no lance do primeiro gol do Real Madrid nas oitavas de final da Liga dos Campeões 2021/22, quando se atrapalhou com a bola nos pés.
+ Veja a tabela da Liga dos Campeões
A ocasião fez Donnarumma se calar por algum tempo. Apesar de viver situações como a citada anteriormente, o goleiro fazia defesas difíceis e convivia com questionamentos constantes, que nunca o deixaram ser colocado como inquestionável. Mas foi nesta temporada que o goleiro superou seu passado no clube.
Donnarumma faz grande defesa contra o Arsenal
Getty Images
Donnarumma tomou para si o protagonismo já nas oitavas de final. Depois da equipe perder o primeiro jogo para o Liverpool, no Parque dos Príncipes, por 1 a 0, o time francês devolveu o placar na segunda partida. Após uma prorrogação, a decisão nas penalidades consagrou o goleiro, que pegou os pênaltis de Darwin Nuñez e de Curtis Jones para garantir a equipe na fase seguinte.
Nas quartas de final a vida do PSG parecia mais simples, ainda mais depois de ter vencido o Aston Villa, por 3 a 1, na primeira partida. No segundo encontro, a vitória parcial por 2 a 0 (4 a 1 no agregado) acabou sendo substituída por um drama até o último minuto, já que os ingleses viraram a partida ao marcar três gols. E foi assim que a estrela de Donnarumma apareceu novamente.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp
Menos astros, mais futebol: PSG se aproxima da final da Champions
A semifinal foi diante de um confiante Arsenal, que havia eliminado o Real Madrid. O time do PSG não se intimidou e venceu o primeiro jogo por 1 a 0. No segundo jogo, o time francês venceu novamente, dessa vez por 2 a 1, e apesar disso, Donnarumma foi figura crucial para a classificação - ao parar os ingleses durante um momento de pressão.
+ PSG tem elenco quase quatro vezes mais caro que Inter de Milão; veja o custo de cada jogador
Sommer: o herói desconhecido
Ao contrário de Donnarumma, Sommer não tem tanto tempo de casa. O goleiro chegou a Inter de Milão em agosto de 2023, após uma passagem pelo Bayern de Munique. Porém, antes de jogar pelo clube alemão, ele passou muitas temporadas entre o futebol suíço e o Borussia Mönchegnladbach, da Alemanha, o que o deixou de certa forma escondido.
Sommer disputou duas Copas do Mundo, quando atuava pelo time alemão, onde ficou por 10 temporadas, entre 2014 e 2023. Apesar disso, é na atual temporada, pela Inter de Milão, que se tornou protagonista no futebol europeu.
Sommer foi o cara da Inter de Milão na semifinal contra o Barcelona
Carl Recine/Getty Images
Temporada 2024/25
48 jogos - 21 sem levar gol
Titular absoluto no gol, Sommer protagonizou o grande momento da equipe italiana na Liga dos Campeões: a semifinal diante do Barcelona. Na primeira partida, o time italiano chegou a abrir 2 a 0, mas viu o confronto terminar empatado em 3 a 3 - o que deixava tudo aberto para o segundo duelo.
Inter de Milão faz 4x3 no Barça e está na final da Champions
E quem poderia prever que num jogo em que o ataque da Inter fez quatro gols, Sommer é que seria eleito o melhor em campo? A vitória histórica, por 4 a 3, contra o Barcelona, em uma semifinal de Champions, consagrou as boas atuações do suíço. Foram sete defesas difíceis na partida - com direito a emoção até o fim em um chute de Lamine Yamal na prorrogação.
Histórias parecidas, e com um encontro marcado na grande decisão. PSG e Inter de Milão se enfrentam na Allianz Arena, em Munique, neste sábado, às 16h (de Brasília), pela final da Champions League 2024/25.
O ge acompanhará a partida em Tempo Real e contará com uma live em parceria com o Flow Sport Clube. A partir das 15h30, o jornalista Roberto Veloso, do ge, e o time de apresentadores do podcast, Davy Jones, Matheus Capanema e Caio Messias, vão falar sobre a expectativa para o jogo e comentar em tempo real o que acontece em Munique.