
Meia argentino vive temporada irregular no clube, mas ganha mais uma chance de provar seu valor ao técnico Mano Menezes O Grêmio deve poupar contra o Sportivo Luqueño? Podcast opina
Cristaldo enfrenta mais uma trajetória irregular em 2025 com a camisa 10 do Grêmio. O jogador oscila entre a titularidade e a reserva desde o começo do ano. Quando o colombiano Monsalve parecia ter ganho a posição, acabou lesionado, e Mano Menezes se vê obrigado a apostar novamente no meia argentino.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
Mas o futuro do jogador no clube pode ser definido em curto prazo. Com tantas chances não aproveitadas, a saída de Cristaldo na próxima janela de transferências não está descartada.
Além de aliviar o caixa, um possível adeus do argentino facilitaria a chegada de um novo estrangeiro, apesar das vagas já inchadas atualmente. O Grêmio tem 11 jogadores de fora, dois a mais do que o limite permitido em competições nacionais.
O retorno
Cristaldo voltou aos 11 iniciais na vitória diante do Bahia, no domingo. Com uma atuação apagada na maior parte do jogo, deu passe em profundidade para Braithwaite, que driblou o goleiro e caiu na área para, de pênalti, fazer o único gol da partida.
— O camisa 10 sempre é um jogador que transmite algo diferente para a equipe. E eu não posso ficar a cada jogo tirando um e colocando outro, porque não vou ter nenhum dos dois. Então, a gente deu uma sequência para o Monsalve. E agora vamos dar uma sequência para Cristaldo, para ser justo com ambos. Para poder cobrar também evolução, para que a equipe comece a se enxergar com a característica dele — explicou Mano Menezes.
Veja também:
+ Assista ao abraço entre Mano Menezes e Felipão
+ Grêmio reduz déficit do primeiro trimestre
+ Raio-x: Grêmio sofre mesmo quando vence
Cristaldo participou de 22 dos 31 jogos do Grêmio nesta temporada. Foi titular em 16 e entrou no decorrer dos demais.
Recentemente, ficou fora da partida contra o Godoy Cruz, na Arena, pela Sul-Americana. O clube alegou que o meia estava com fadiga muscular, mesmo que ele tenha ficado no banco durante todo o jogo anterior, diante do Bragantino. Na semana seguinte, ficou fora da eliminação para o CSA na Copa do Brasil por conta do limite de estrangeiros.
Missão do Grêmio é sobreviver fora do Z-4 até a parada para o Mundial; podcast comenta
O técnico gremista entende que as dificuldades de Cristaldo passam pelo posicionamento em campo, conforme explicou na última entrevista:
— O time precisa ser mais trabalhado para os meias receberem a bola entre as linhas do adversário. Talvez essa não fosse a ideia (de Quinteros), e o time acabou optando por jogar até com Edenilson no tripé, talvez para dar um pouco mais de consistência ao meio-campo, para usar os pontas, que eram os jogadores mais agudos do time.
Eu não posso pedir para o Cristaldo vir no tripé. Eu vou matar ele e não vou tirar o melhor dele. Tenho que colocar mais à frente. E para colocar mais à frente não tem jeito, você tem que fazer uma linha de dois (volantes) em um primeiro momento.
Cristaldo chegou ao Grêmio em 2023 vindo do Huracán, da Argentina. Na época, a contratação foi considerada a mais cara da história do clube, que desembolsou US$ 4,5 milhões (R$ 24 milhões na cotação vigente). O contrato com o Tricolor vai até dezembro de 2026.
Cristaldo foi titular na vitória do Grêmio contra o Bahia e ficou 74 minutos em campo
Guilherme Testa / Grêmio
Depois de participar do vice-campeonato brasileiro e do título do Gauchão de 2023, Cristaldo começou a enfrentar os questionamentos da torcida em 2024. Após a contratação de Monsalve, a pressão para que fosse para o banco aumentou.
Neste ano, contudo, a má fase da equipe não livrou nem o colombiano, que não conseguiu se consolidar do time. Diante do Bragantino, o esquecido Nathan foi o titular na função e deixou tanto Cristaldo quanto Monsalve no banco.
A próxima oportunidade para Cristaldo demonstrar a qualidade que os gremistas já viram em algum momento é na quinta-feira, na última rodada da Copa Sul-Americana. O Tricolor recebe o Sportivo Luqueño na Arena, às 19h, e disputa a primeira colocação do Grupo D com o Godoy Cruz.
🎧 Ouça o podcast ge Grêmio 🎧
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV