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Alpine confirma argentino Colapinto como titular por cinco corridas na F1

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Com informações do G1

07/05/2025 por Redação

Equipe francesa confirma especulações decide colocar o piloto no lugar do australiano Jack Doohan. Novo titular vai fazer estreia no GP da Emilia-Romanga Jornalista Rodrigo França analisa GP de Miami da F1 2025, vencido por Piastri
A Argentina volta a ter um piloto na Fórmula 1. A Alpine confirmou na madrugada desta quarta-feira (7) a entrada de Franco Colapinto como titular por cinco corridas, no lugar do australiano Jack Doohan. Até então reserva, o piloto de 21 anos vai estrear pela equipe francesa no GP da Emilia-Romagna, próxima etapa da temporada a ser realizada em Ímola entre os dias 16 e 18 deste mês.
Franco Colapinto, agora titular da Alpine, no GP da China da F1 2025
Mark Thompson/Getty Images
Franco Colapinto havia estreado na Fórmula 1 no ano passado, também como substituto: então piloto da Fórmula 2, o argentino era reserva da Williams e entrou no lugar do demitido Logan Sargeant durante a temporada. Apesar de ter surpreendido com o bom desempenho, ficou sem vaga no grid para 2025 – o time inglês já tinha assinado com o ex-Ferrari Carlos Sainz.
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Filho do ex-campeão mundial de motociclismo Mick Doohan, Jack vai seguir na Alpine, mas ao lado de Paul Aron e Kush Maini como reserva. A curta passagem do piloto pela categoria durou sete provas – uma em 2024 e seis em 2025. No período, o australiano não pontuou e teve como melhor colocação o 13º lugar no GP da China deste ano.
Jack Doohan pode deixar a vaga de titular da Alpine
Hector Vivas/Getty Images
A mudança de pilotos na Alpine confirma uma especulação que já vinha ganhando força desde o início da temporada: alguns veículos internacionais afirmaram que Doohan tinha contrato de apenas seis corridas com a Alpine – a partir daí, ele teria a permanência na categoria analisada. Colapinto, por outro lado, sempre teve o apreço do polêmico e influente consultor Flavio Briatore.
Logo depois da realização do GP de Miami, a equipe francesa disse a Doohan que tinha a intenção de trocá-lo por Colapinto, de acordo com o The Race. O piloto não concluiu a prova depois de furar o pneu em uma colisão com Liam Lawson.
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Nas sete provas que disputou no campeonato, Doohan ficou mais marcado pelos acidentes do que por boas exibições: além do abandono em Miami, ele também sofreu uma forte pancada a 257 km/h nos treinos livres para o GP do Japão. A batida foi causada por um erro, já que o piloto não fechou a asa móvel ao entrar na rápida curva 1. Ele também se envolveu em um toque com Gabriel Bortoleto na última volta da corrida sprint na China.
Fiscais correm para atender Jack Doohan, após batida no 2º treino livre do GP do Japão da F1 2025
Bryn Lennon - Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Patrocinador deu spoiler
Agora concretizada, a troca de Doohan por Colapinto voltou a ser assunto dias antes do GP de Miami. Tudo graças a Horacio Marín, CEO da YPF, empresa que patrocina o piloto argentino. Durante uma entrevista a uma rede de televisão, Marín foi perguntado se sabia quando Franco Colapinto estrearia como titular na Fórmula 1. A princípio ele se esquivou: Eu não posso dizer. Não sei, não sei..., disse, com um sorriso no rosto.
A entrevista foi encerrada logo após a pergunta, e o programa continuou com um outro tema. No entanto, enquanto saía do estúdio, Marín não se lembrou de que ainda estava microfonado e falou: Em Ímola. Tanto o executivo quanto Oliver Oakes, chefe da Alpine, negaram ter informações sobre a troca naquele momento.
Quem é Franco Colapinto?
O piloto tem 21 anos de idade e nasceu na cidade de Pilar, na Argentina. Colapinto começou a competir no kart aos nove anos de idade e venceu alguns torneios em seu país natal. Em 2018, tornou-se campeão da Fórmula 4 Espanhola ao ganhar 11 corridas em seu primeiro ano pilotando monopostos.
Franco Colapinto no GP dos Estados Unidos da F1 em 2024
Bob Kupbens/Icon Sportswire via Getty Images
Depois de passar por várias categorias de base, chegou à Fórmula 3 em 2022 e conquistou quatro triunfos em duas temporadas, terminando no quarto lugar geral em 2023. Franco foi promovido à Fórmula 2 ainda no fim daquela temporada, mas fez apenas duas provas. Em 2024, ele concluiu 20 corridas e venceu a corrida sprint em Ímola.
Colapinto dividia as responsabilidades na Fórmula 2 com o cargo de piloto reserva na Fórmula 1 com a Williams, mas ganhou a grande oportunidade de sua carreira ao substituir o demitido Logan Sargeant. Ele estreou na F1 em Monza e terminou no 12º lugar – com isso, tornou-se o primeiro argentino a correr na categoria em 23 anos. O último havia sido Gastón Mazzacane, em 2001.
Na corrida seguinte, Colapinto pontuou ao terminar em oitavo no Azerbaijão e alcançou um feito para seu país que não acontecia desde 1982, com Carlos Reutemann. O argentino ainda voltou a pontuar no GP dos Estados Unidos, terminando em décimo lugar. Apesar disso, abandonou três das últimas quatro provas do ano.
Franco Colapinto pontuou com a oitava colocação no GP do Azerbaijão de F1 2024
Kym Illman/Getty Images
Com um estilo de condução rápido e destemido, Franco teve desempenho próximo ao do companheiro de equipe Alexander Albon, muito mais experiente na Fórmula 1, e chamou atenção do paddock. Ele também atraiu apoio em sua terra natal: o diário Olé chegou a estampar uma capa chamando Colapinto de orgulho nacional, e os torcedores argentinos viajaram em peso para acompanhar o piloto no GP de São Paulo.
Sem vaga na Williams para 2025, já que a equipe já tinha contratado Carlos Sainz, Colapinto chegou a ser especulado para a vaga deixada por Sergio Pérez na RBR, mas acabou assinando com a Alpine – antes para ser reserva; agora, como titular.

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