
Treinador foi o responsável por conduzir o Capa-Preta ao bicampeonato estadual O Campeonato Capixaba 2025 chegou ao fim neste sábado, com a conquista do 39º título pelo Rio Branco-ES. A campanha vitoriosa também consagrou Rodrigo Fonseca, eleito o melhor técnico do Estadual, em votação dos portais ge.globo e A Gazeta.
Rodrigo Fonseca fala sobre o título do Campeonato Capixaba pelo Rio Branco-ES
+ Veja mais notícias no ge.globo/es
+ Conheça o elenco do Rio Branco para 2025
+ Confira a agenda de jogos do Capa-Preta
Após a goleada de 6 a 0, sofrida contra o Goiás, pela Copa Verde, e o empate em 1 a 1, com o Vitória-ES, pelo Campeonato Capixaba, Ricardo Colbachini foi demitido e o Rio Branco-ES trouxe Rodrigo Fonseca, que estava no Campinense, da Paraíba.
Desde a chegada de Fonseca, o Capa-Preta venceu seis jogos, empatou dois e perdeu outros dois, um deles contra o Novorizontino, pela Copa do Brasil. Quando o treinador assumiu o cargo, o Brancão ainda não havia vencido no Estadual e estava na zona de rebaixamento.
Eleito o melhor treinador, Rodrigo Fonseca divide os méritos com os seus jogadores.
- Cheguei em um momento difícil, onde o clube não tinha nenhuma vitória. Se fizer uma comparação com todas as outras equipes, após a minha chegada, a nossa foi a que mais venceu. Foi uma arrancada! Fico feliz pela escolha do ge.globo, mas tenho que dividir com os atletas, minha diretoria, que me deram o respaldo. Se não fosse eles, hoje a gente não estaria conquistando título e nem recebendo esse prêmio individual. Fico muito feliz por isso - declarou em entrevista ao ge.globo.
Agora no Rio Branco-ES, Rodrigo Fonseca relembra experiências na Copa do Brasil
Wagner Chaló/Rio Branco
+ Maior campeão capixaba, Rio Branco conquista o 39º título. Veja a lista!
+ Bicampeão capixaba, Rio Branco garante vaga na Série D 2026
+ Conheça a seleção dos melhores do Campeonato Capixaba 2025
Essa é terceira passagem do treinador pelo futebol capixaba. Em 2019 e 2020, dirigiu o Vitória-ES, na Copa Espírito Santo, Campeonato Capixaba, Copa do Brasil e na Série D. Em 2021, trabalhou no Estrela do Norte, em cinco jogos no Estadual. Já em 2023, Rodrigo Fonseca assumiu a Desportiva Ferroviária, em um momento delicado, livrou o time do rebaixamento e classificou para as quartas de final do Capixaba.
O treinador do Rio Branco-ES agradeceu o apoio de seus familiares e dedicou o título ao seu pai, que também foi técnico de futebol.
- Minhas esposa, meus filhos, essas pessoas que me deram o respaldo para estar aqui, lembrando também da minha mãe. E esse título ofereço para o meu pai, que não está mais entre nós. Foi com a morte dele que virei treinador de futebol. Ele me deu uma profissão, que me entrego ao máximo sempre que estou trabalhando. Tudo foi passado para mim, quando ele ainda estava vivo. Então, honro essa profissão e a minha família. Meu pai está muito feliz nesse momento - finalizou emocionado, o técnico que também já foi campeão estadual no Piauí.
+ Leia mais notícias do Rio Branco-ES
Rio Branco-ES no Campeonato Brasileiro Série D 2025
Após o fim do Campeonato Capixaba, o Rio Branco-ES volta as suas atenções para a Série D do Brasileirão e a Copa Espírito Santo. Na competição nacional, que estava prevista para ter início no próximo final de semana, mas foi adiada, o time capixaba estreia contra o Maricá.
Assista: tudo sobre o Rio Branco-ES no ge.globo, na TV Gazeta e no sportv
Veja mais notícias no ge.globo/es e siga os perfis do site no Instagram, Threads e no Facebook.