
Francisco Alencar fala sobre ambições futuras e de momento, como chegar longe nos campeonatos paulistas Sub-15, 17 e 20, que começam em abril Veja as novidades nas categorias de base do Grêmio Prudente envolvendo os torneios estaduais
Não é só o profissional do Grêmio Prudente que almeja a entrada no cenário nacional. Esse desejo também existe nas categorias de base do clube, que se preparam para a disputa de três competições a partir de abril: o Campeonato Paulista Sub-15, 17 e 20.
O coordenador da base gremista, Francisco Alencar, falou sobre os objetivos na atual temporada e em um futuro breve durante entrevista ao Esporte CBN Fronteira, da CBN Prudente, nesta terça-feira (25).
+ De Gabigol a Estêvão: veja lista de rivais do Grêmio no Sub-15 e 17
+ Rodrygo, Yuri Alberto e cia. jogaram em Prudente, no mesmo dia
Os times sub-15 e 17 estreiam no dia 12 de abril, contra o Marília (veja a agenda gremista). Duas semanas depois, deve ter início a disputa sub-20. A divulgação da tabela é aguardada.
– Queremos chegar. Sabemos das dificuldades. Quando você fala: Eu quero chegar, tem que bater Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Red Bull Bragantino e outras equipes com mais estrutura. O nosso trabalho, lógico, fica aquém dessas estruturas. A gente procura com conhecimento e experiência dar condição de trabalho em relação ao que eles precisam fazer. A dificuldade, como falamos aqui, é de um campo melhor, de uma logística mais elaborada. Mas a condição, ela é dada, independente das dificuldades.
– A expectativa é sempre chegar e, lá na frente, disputar outras competições. Eu tenho conversado muito com o sub-20 sobre isso. Temos uma equipe boa. Por que não a gente brigar lá em cima? Ter a condição de, de repente, disputar uma Copa do Brasil [Sub-20]. Você chegando a uma fase final, daqui a pouco o Grêmio vai estar alçando voos. Não vai estar indo de ônibus, vai de avião para competições importantes.
Entre os próximos compromissos da base gremista está o Paulista Sub-20, em que o Carcará parou na segunda fase em 2024
Murilo Aguilar / Grêmio Prudente
Antes de chegar ao Carcará, Alencar trabalhou no Londrina. Ele lembrou que foram três anos seguidos de participações na Copa do Brasil Sub-17 e 20, em uma rotina de jogos contra Internacional, Flamengo…
– Muda o patamar.
Enquanto a realidade do Carcará não abrange outros estados, o nível subiu por aqui mesmo, dentro dos limites do território paulista, como avaliou o coordenador. A edição 2025 do estadual Sub-20 adotou um novo formato.
A partir deste ano, serão duas divisões, e a elite contará com 48 participantes – definidos a partir do ranking da categoria. Os prudentinos estão no Grupo 3, com mais 15 times, entre eles o São Paulo (saiba mais).
– Melhora um pouco a qualidade em relação aos jogos. Já em uma primeira fase, pode pegar equipes maiores, com mais estrutura também. E isso para nós serve como parâmetro do trabalho que está sendo realizado. A gente sempre procura entrar na competição buscando o objetivo maior.
O sub-20 gremista está treinando há pouco mais de um mês. As outras duas equipes de base se preparam há sete semanas. As avaliações seguem, e a previsão é de que cada elenco chegue aos certames com cerca de 25 jogadores.
Alencar está no clube prudentino desde 2023
Reprodução/TV Fronteira
Pedro Vizintim é o técnico do sub-15 e, Guilherme Freitas, do sub-17. Epitácio continua no sub-20. A ideia é não mudar de treinador no decorrer das competições, algo que ocorreu no ano passado. Como relatou o presidente André Luís Garcia há cerca de duas semanas, a decisão tomada em 2024 foi vista como prejudicial à base e ao profissional.
– Estamos nos preparando. Falar que o grupo está fechado, ainda não. Sempre você precisa de uma peça ou outra, mas bem pontual. A gente tem feito um trabalho importante de transição, aproveitando o jogador de uma categoria para a outra e, assim, não precisar trazer muitos atletas de fora. Isso acaba ajudando o clube também.
O período de preparação está sendo marcado ainda por um revezamento maior acerca do uso das praças esportivas em Presidente Prudente na comparação com outros anos. Alencar disse entender o planejamento da nova gestão municipal, voltado à adequação desses espaços.
O Estádio Caetano Peretti tem sido menos usado, assim como o Rio 400. A frequência maior de atividades do sub-20 é no Prudentão. Campos de Anhumas e Presidente Bernardes estão ajudando neste processo.
🗞️ O ge.globo/tvfronteira traz as notícias do esporte regional
🗞️ Clique e confira mais notícias do Grêmio Prudente no ge