
Equipe testa novas formações, fará jogo-treino nesta quarta e tem Kannemann como grande novidade em campo Veja imagens dos treinos do Grêmio para o Brasileirão
O Grêmio entrou na semana que antecede a estreia no Brasileirão em ritmo acelerado. O grupo tricolor tem feito atividades em dois turnos e, nesta quarta-feira pela manhã, enfrenta o Azuris — time paranaense da Série D do Brasileirão — em jogo-treino com portões fechados no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre. O primeiro desafio do Tricolor é contra o Atlético-MG, no sábado, às 18h30min, na Arena.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
Gustavo Quinteros tem aproveitado ao máximo o período de treinamentos viabilizado pela pausa da Data Fifa. Uma das medidas implementadas pelo treinador foi o trabalho em dose dupla, com a primeira atividade às 9h30min e a segunda às 17h30min, para fugir do calor porto-alegrense.
No intervalo, os atletas almoçam no CT Luiz Carvalho e descansam em um hotel próximo, que geralmente serve de concentração para o elenco antes das partidas.
Veja também:
+ Braithwaite vai tratar lesão muscular na Europa
+ Lesão de Braithwaite abre brecha para Arezo
+ André desperta interesse de times brasileiros
Nesses períodos, o técnico prioriza o trabalho tático. Entre as movimentações específicas, tem testado novas formações para a equipe. O Grêmio terminou o Campeonato Gaúcho sem um time titular definido.
Ao longo das primeiras semanas do ano, lesões, cartões e escolhas próprias fizeram Quinteros alterar de forma constante a escalação inicial. Repetiu a formação titular em apenas duas oportunidades (saiba mais aqui).
Com o começo do Brasileirão, dupla Gre-Nal terá calendário insano
No meio-campo e em partidas decisivas, variou entre Monsalve e Cristaldo, juntos na criação ofensiva ou somente um deles. Além disso, surpreendeu a torcida quanto optou por deixar ambos no banco no segundo jogo da final do Gauchão contra o Inter e escolheu Edenilson como o meia à frente de Camilo e Villasanti.
Soluções e retornos
Quinteros busca resolver um dos pontos mais criticados do time: o excesso de lançamentos entre defesa em ataque, sem que a bola passe pelo meio do campo.
Entre os aspectos treinados, estão a saída de jogo com a participação dos volantes e meias, além do aprimoramento da troca de passes. Veja abaixo a lista de movimentos treinados pelo Grêmio até agora.
O técnico argentino utiliza o tempo precioso — e raro no futebol brasileiro — para incutir no grupo o seu modo de jogar, ou seja, vertical e com transições rápidas. Ao mesmo tempo, quer que a equipe aprenda a controlar as partidas a seu favor quando necessário.
O Grêmio retomou os treinamentos na quinta-feira passada, após quatro dias da perda do título gaúcho. Quinteros ganhou um pacote de atletas recuperados de lesão: os volantes Cuéllar e Ronald, o zagueiro Rodrigo Ely e o atacante Alysson, da base.
O lateral-esquerdo Mayk está na fase final da retomada após lesão no músculo posterior da coxa direita informada no final de janeiro.
Kannemann treina normalmente com o elenco, segundo o Grêmio
Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Na segunda-feira, o clube divulgou que Walter Kannemann também está reintegrado às atividades e treina normalmente. O experiente de zagueiro de 34 anos foi submetido a uma cirurgia no quadril em novembro. A expectativa do clube é que ele retome o ritmo nas próximas semanas e esteja pronto até abril.
Ao mesmo tempo, Quinteros não pode contar com o paraguaio Villasanti, o uruguaio Cristian Olivera e o chileno Aravena, que estão com as suas respectivas seleções para as partidas das Eliminatórias. Ele retornam a partir de quarta-feira.
O centroavante dinamarquês Martin Braithwaite também está fora dos planos a curto prazo. Ele teve uma lesão no músculo adutor longo da coxa direita diagnosticada após a final do Gauchão.
A parte inicial do treinamento será realizada na Europa, e ele deve retornar a Porto Alegre na semana que vem para continuar a recuperação. O jogador será desfalque por ao menos cinco jogos.
O que o Grêmio treinou até agora?
Saída de bola do setor defensivo com a participação dos meias e volantes
Finalizações de média e longa distância
Posicionamento e marcação em bolas aéreas ofensivas e defensivas
Trocas de passe
Finalizações ao gol em jogadas de duplas de ataque contra defesa
Confrontos em campo reduzido de um contra um e três contra dois jogadores com finalização em miniarcos
Trabalhos de força, arranque, velocidade e agilidade
Triangulação pelos lados de campo, chegada à linha de fundo e cruzamento para finalização
Movimentação de 10 jogadores contra 10 jogadores, com um atleta coringa que atuava para quem detinha a posse de bola
Posicionamento do time durante viradas de jogo de um lado a outro do campo
Mudança de direção na troca de passes em duplas
Trabalhos específicos para goleiro
🎧 Ouça o podcast ge Grêmio 🎧
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV