Esporte

Minas x Praia: clássico pela liderança da Superliga reúne jogadoras líderes de estatísticas

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

21/03/2025 por Redação

Adenízia e Kisy estão entre os destaques do jogo desta sexta-feira pela última rodada da fase de classificação Minas 2 x 3 Praia | Melhores momentos | Semifinal | Campeonato Sul-Americano Feminino de Vôlei 2025
Protagonistas do vôlei brasileiro nesta década, Minas e Praia Clube chegam à última rodada da 1ª fase da Superliga Feminina 2024/25 em mais um confronto direto: desta vez, para definir quem fecha a fase classificatória na ponta da tabela. Os rivais mineiros duelam nesta sexta-feira e, para sair com a vitória, ambos os times contam com destaques individuais que tem desequilibrado partidas durante a temporada.
Adenízia, do Praia Clube, e Kisy, do Minas, aparecem entre as melhores jogadores em diversas estatísticas da Superliga até aqui. As atletas também acumulam prêmios individuais e são referências das duas equipes para o embate desta sexta. O sportv2 transmite o duelo às 21h e o ge acompanha em tempo real.
Kisy Adenízia Minas Praia Clube
Editoria de arte (Fotos: Hedgard Moraes/Minas e Eliezer Esportes/Praia Clube)
Capitã do Praia Clube, Adenízia, de 37 anos, está embalada pelas atuações inspiradas no Campeonato Sul-Americano. Além do título, a campeã olímpica em Londres-2012 foi escolhida como melhor central e melhor jogadora da competição.
Na Superliga, Adenízia aparece como terceira maior bloqueadora em número total de pontos, com 73 tocos. Porém, quando é considerada a quantidade de sets jogados, Adê sobe para a primeira posição pela média de bloqueios, com 1,01 pontos por set.
Maiores bloqueadoras da Superliga (número total):
1º Lays (Fluminense): 77 bloqueios
2º Lorena (Sesc-Flamengo): 74 bloqueios
3º Adenízia (Praia Clube): 73 bloqueios
4º Thaísa (Minas): 70 bloqueios
4º Luzia (Paulistano/Barueri): 70 bloqueios
Bloqueadoras mais eficientes da Superliga:
1º Adenízia (Praia): 1.01 bloqueio/set
2° Mayany (Sesi-Bauru): 1 bloqueio/set
3º Lays (Fluminense): 0.94 bloqueio/set
4º Lorena (Sesc-Flamengo): 0.93 bloqueio/set
5º Luzia (Paulistano/Barueri): 0.92 bloqueio/set
Adenízia, Praia Clube, Alianza Lima, Sul-Americano de vôlei
Hedgard Moraes/Minas Tênis Clube
Adenízia também é destaque no ataque. A campeã olímpica aparece como segunda atacante mais eficiente do torneio, com 50,78% de aproveitamento. A líder desse quesito é a companheira de time dela, Carol Gattaz, que sofreu uma grave lesão no joelho e é desfalque até o final da temporada.
Melhores atacantes da Superliga (por aproveitamento):
1º Carol Gattaz (Praia) - 51,14%
2º Adenízia (Praia) - 50,78%
3º Polina Rahimova (Osasco) - 49,72%
4º Cláudia (Pinheiros) - 49,42%
5º Thaísa (Minas) - 49,05%
Do lado do Minas, Kisy tem no currículo o vice-campeonato Mundial com a Seleção em 2022 e dois prêmios de MVP da Superliga nas duas últimas edições do campeonato. Nesta temporada, comandou o time belorizontino nas conquistas da Supercopa e do Campeonato Mineiro.
Kisy Minas x mackenzie Superliga feminina
Hedgard Moraes/MTC
Na Superliga, Kisy lidera as estatísticas no fundamento saque, com 21 aces. Ela divide o topo da lista com a companheira de time, Thaísa, e com Ana Medina, do Brasília, e Brie OReilly, do Sesc-Flamengo.
Melhores sacadoras da Superliga
1º Kisy (Minas) - 21 aces
1º Thaísa (Minas) - 21 aces
1º Ana Medina (Brasília) - 21 aces
1º Brie OReilly (Sesc-Flamengo) - 21 aces
5º Ariane (Fluminense) e Jheovana (Paulistano/Barueri): 20 aces
No número total de pontos, a canhotinha Kisy também é protagonista. Ela é a segunda maior pontuadora da competição, com mais de 400 pontos em 21 jogos. A oposta só perde para Ariane, do Fluminense, que, curiosamente, também ataca com a mão esquerda.
Maiores pontuadoras da Superliga
1º Ariane (Fluminense) - 435 pontos
2º Kisy (Minas) - 413 pontos
3º Jheovana (Paulistano/Barueri) - 393 pontos
4º Tiffany (Osasco) - 327 pontos
5º Edinara (Sesc-Flamengo) - 319 pontos
6º Payton Caffrey (Praia) - 310 pontos
Nos embates entre Adenízia e Kisy na temporada até aqui, a central leva vantagem. Foram três vitórias do Praia no clássico: na primeira fase do Mineiro, no primeiro turno da Superliga e na semifinal do Sul-Americano. O Minas, porém, faturou duas taças em cima do maior rival nas finais da Supercopa e do Mineiro.
Minas 3 x 0 Praia Clube | Melhores momentos | Final | Supercopa Feminina de Vôlei
O Praia Clube lidera a Superliga com 50 pontos, seguido de perto pelo Minas, com 48. Uma vitória por qualquer placar ou até uma derrota no tie-break garante o time de Uberlândia na liderança. A posição garante mando de quadra nas partidas decisivas das quartas e da semifinal da Superliga.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu