
Ala-pivô Sandro Mamukelashvili brilha contra o New York Knicks e faz maior pontuação em menos de 20 minutos já registrada na NBA: Isso está realmente acontecendo? O que 19 minutos e 26 segundos podem representar para um jogador da NBA? Para o ala-pivô, Sandro Mamukelashvili, significou um salto da reserva do time do San Antonio Spurs para o livro dos recordes da liga. Em noite de gala nesta quarta (19), o georgiano anotou 34 pontos, maior pontuação de um jogador em menos de 20 minutos já registrada na NBA, e liderou a vitória sobre o New York Knicks por 120 a 105.
Initial plugin text
– Não sei o que aconteceu – disse o georgiano, atônito, após a partida.
+ Boston Celtics no topo: veja lista das franquias mais caras da história do esporte nos EUA
Remunerado com piso salarial e desconhecido pelo grande público, Mamukelashvili, de 25 anos, começou a partida no banco, como já é de costume. Entrou somente no segundo quarto, para deslanchar na parte final da vitória sobre o time de sua cidade natal – Sandro nasceu nos Estados Unidos mas foi criado em Tbilisi, capital da Geórgia.
— Estou esperando por este dia há muito tempo, não consigo explicar como me sinto. Sinto que estou em um sonho. Eu orei por este momento, passei a me sentir fora do meu próprio corpo e pensei: Isso está realmente acontecendo? — disse aos jornalistas, sob os gritos de MVP, MVP! da torcida.
Sandro Mamukelashvili e James Harden em Milwaukee Bucks x Brooklyn Nets
Stacy Revere/Getty Images
Além de ser um recorde na NBA, a marca é bem atípica também para o jogador de 2,06 m e 108 kg. Em 47 partidas nesta temporada, Sandro tem média de 5,6 pontos por jogo, com cerca de nove minutos em quadra em cada partida. Entretanto, na quarta-feira, foram 21 pontos somente no último quarto, período em que também não registrou nenhum erro entre oito arremessos. Durante todo o tempo em que jogou, a precisão chegou a 92,9%, sem nenhuma falha nos arremessos livres e da linha de três pontos — foram sete cestas de três em sete tentativas.
+ Atual campeão da NBA, Boston Celtics é vendido por R$ 34 bilhões em negociação recorde
Segundo o técnico interino do Spurs, Mitch Johnson, o jogador desempenha papel importante na equipe, sendo um dos atletas mais consistentes, mas, ainda assim, o feito foi surpreendente.
— Seria ridículo dizer que esperávamos algo assim dele em tão pouco tempo. Ele é um ótimo arremessador, e você pode esperar uma dessas noites, mas talvez não neste nível — observou o comandante do 13º colocado da Conferência Oeste.
Antes do desempenho notável de Mamukelashvili, a maior pontuação em menos de 20 minutos pertencia a Jaylen Brown, que anotou 33 pontos em 19 minutos na vitória do Boston Celtics por 141 a 103 sobre o Cleveland Cavaliers, em janeiro de 2021.
NBA: Tony Parker se aposenta com derrota em San Antonio Spurs; confira mais histórias