
Autor do gol do título do Carioca em 1978 esteve em Juiz de Fora e se encontrou com torcedores que ganharam nome em homenagem ao ex-zagueiro rubro-negro Esporte: ídolo do Flamengo, Rondinelli participa de tarde de autógrafos em Juiz de Fora
Zico cobra escanteio da direita, Rondinelli aparece no segundo pau e cabeceia no ângulo direito de Leão. Não é preciso caprichar na descrição para que esta cena apareça com facilidade na memória de cada rubro-negro. O gol histórico de Rondonelli, que deu o título do Carioca ao Flamengo em 1978, está eternizado, e o ídolo ganhou mais uma prova disso nesta segunda-feira.
O ex-zagueiro esteve em Juiz de Fora, cidade da Zona da Mata mineira, para uma tarde de autógrafos em um bar. Além de fazer a alegria de flamenguistas, ele emocionou – e se emocionou – com outros Rondinellis, que ganharam o nome em homenagem ao Deus da Raça.
+ Seja o primeiro a saber as notícias do esporte! Clique aqui e siga o ge Zona da Mata no WhatsApp
Rondinelli é íidolo do Flamengo
Wilson Aielo / EPTV
O encontro aconteceu no Bar do Futrica, no Centro de Juiz de Fora. Futrica é o apelido de Sidney Vieira, flamenguista fanático, que tem carinho especial por Rondinelli, mesmo antes do gol do título estadual de 1978.
— Há 47 anos eu tive uma visão. Rondinelli seria o ídolo da minha vida. Naquela época de Zico e Adílio, meu ídolo era ele em 1977. O gol foi em 1978. Graças a Deus, conseguimos trazer ele para o Bar do Futrica 47 anos depois — contou.
Sidney Vieira (à direita) deu nome ao filho (esquerda) em homenagem a Rondinello, ídolo do Flamengo
Reprodução/TV Integração
A admiração pelo zagueiro era tamanha, que Futrica batizou o filho com o mesmo nome do ídolo. Rondinely da Cunha Vieira esteve de lado de quem deu origem ao nome dele. Apesar da grafia diferente — com um L só e com Y no fim —, o torcedor se disse honrado por representar uma referência ao ex-zagueiro.
— Ele me inspirou na raça que eu tenho. É um sonho conhecer — este homem. Desde que eu nasci que eu ouço falar neste senhor. O ídolo do Flamengo é o Zico, mas o meu ídolo é o Rondinelli — disse, emocionado.
Baú relembra gol heróico de Rondinelli e título do Flamengo no Carioca em 78
Rondinelli também se emocionou com as homenagens e o carinho dos torcedores. Segundo ele, a geração que teve jogadores como Zico, Adílio, Júnior, Andrade e outros foi histórica não apenas pelos títulos conquistados, mas também por respeitar e honrar o torcedor.
— Vocês serão eternamente os nossos 12ºs jogadores. A geração Zico fez o que fez porque nós sempre respeitamos o torcedor — afirmou.
Rondinelli é reconhecido por várias gerações de torcedores
Reprodução/TV Integração
Não demorou muito e o ídolo do Flamengo encontrou outro torcedor que ganhou nome por causa do ex-zagueiro. Servidor público, Rondinelle Galdino tem 42 anos e se diz muito feliz por carregar o nome do Deus da Raça.
— Nasci em 1989, um pouco depois do gol de 1978, e ganhei esse nome para homenagear o Deus da Raça do nosso Mengão — contou.
Rondinelli foi herói do 18º título carioca do Flamengo, e a história seguiu com muitas outras conquistas. No domingo, o Rubro-Negro chegou aos 39º título estadual ao empatar com o Fluminense por 0 a 0 no Maracanã.