
Coxa passa a depender do título da Série B ou também da ajuda dos rivais na competição nacional A eliminação precoce do Coritiba no Campeonato Paranaense colocou em xeque a participação do clube na Copa do Brasil 2026. Sem a vaga direta garantida pelo estadual, o Coxa agora precisa trilhar caminhos alternativos para assegurar sua presença na competição nacional da próxima temporada.
🗞️ Leia mais notícias do Coritiba
✅Clique aqui e siga o canal ge Coritiba no WhatsApp
Uma das formas de garantir a vaga na Copa do Brasil 2026 é conquistar o título da Série B do Brasileiro. Essa é, sem dúvida, a opção mais desafiadora, considerando o histórico recente do clube na competição.
Dellatorre, atacante do Coritiba
Gabriel Machado/AGIF
No ano passado, por exemplo, o Coritiba teve a pior campanha de sua história nos pontos corridos da Série B, o que demonstra a dificuldade de estabilização para brigar pelo título.
Em duas vezes, no entanto, o Coxa foi campeão da competição nacional: 2007 e 2010.
Caso Athletico ou Operário-PR, outros dois times paranaenses na disputa da Série B, seja o campeão, o Coritiba herda a vaga na Copa do Brasil 2026 por ter sido o quinto colocado no estadual.
O mesmo ocorre se Furacão, Fantasma ou o Maringá, algoz do Coritiba no Paranaense, for campeão da Copa do Brasil. O Athletico está na segunda fase, assim como o Operário. O Dogão, porém, já está garantido na terceira etapa.
+ Veja tabela do Paranaense 2025
Coritiba é eliminado pelo Maringá e só retorna a campo na Série B
E a vaga via Copa Paraná?
Uma das opções para o Coritiba é a Copa Paraná, torneio ainda não oficializado pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), mas que deve ocorrer entre agosto e novembro deste ano. A FPF destinará uma das vagas da Copa do Brasil para o campeão deste torneio.
No entanto, o Coxa precisaria conciliar a Copa Paraná com a disputa da Série B. Uma das soluções seria utilizar uma formação alternativa nos jogos, já que o elenco principal estará focado na competição nacional.
Torcida do Coritiba protesta contra a SAF
Tony Mattoso/RPC
O Coritiba ainda tem um caminho menos complicado para se garantir na Copa do Brasil 2026. Para isso, porém, a FPF teria que não realizar a Copa Paraná. Desta maneira, a quinta vaga na competição nacional seria destinada ao quinto colocado no Estadual, ou seja, o Coxa.
Independentemente do caminho escolhido, o Coritiba tem como objetivo garantir a presença do clube na Copa do Brasil 2026, principalmente no que diz respeito ao fator financeiro. A competição é a que mais bem paga aos clubes brasileiros. Neste ano, o campeão vai receber R$ 77 milhões.
Mais notícias do esporte paranaense em ge.globo/pr