
Ser favorito não é certeza de vitória, mas Avaí leva vantagem por jogar por dois empates e por decidir em casa O Avaí está de volta a uma final do Campeonato Catarinense depois de derrotar nos pênaltis a boa equipe do Santa Catarina. Podemos discutir se o futebol apresentado durante todo o torneio foi de boa qualidade, ou se a perspectiva para o Campeonato Brasileiro é boa, mas o fato é que o Avaí vai disputar a primeira final do mandato de Júlio Heerdt e retorna à Copa do Brasil de 2026, depois de dois anos de ausência. Num campeonato equilibrado e com baixo nível técnico, o time de Enderson Moreira foi mais competente do que os adversários.
Goleiros comemoram desempenho de Igor Bohn nas penalidades de Santa Catarina x Avaí, pela semifinal do Catarinense
Guilherme Griebeler/AFC
Ainda não foi contra o Santa Catarina que o Avaí fez uma grande exibição no campeonato. O time de Rio do Sul foi melhor no primeiro tempo, principalmente até os 30 minutos, mas não conseguiu fazer o seu gol, apesar de ter maior volume de jogo. O Avaí repetiu erros de partidas anteriores, exagerando nas bolas longas dos seus zagueiros e com pouca criatividade dos jogadores de meio de campo. Abriu o placar na reta final, em bola parada, com Cléber fazendo seu primeiro gol no clube.
O Avaí melhorou no segundo tempo, com Zé Ricardo e Marquinhos Gabriel ditando o ritmo do time. O Santa Catarina sentiu o desgaste físico, mas fez o seu gol num momento de maior domínio do Avaí. A partir daí os times evitaram se expor muito e começaram a pensar na decisão por pênaltis, vencida pelo clube da capital catarinense, que teve em Igor Bohn um herói improvável, já que só foi para o jogo por causa da indisposição de César.
O rival do Avaí na final será a Chapecoense. O time de Gilmar Dal Pozzo também não fez um grande campeonato, e chegou à final vencendo apenas quatro vezes nos 13 jogos. Vai ter que ganhar pelo menos um jogo para levar o título, já que o Avaí joga por dois empates. Enderson Moreira não gosta que consideremos o seu time favorito - e claro que favoritismo não entra em campo - mas pelo investimento feito, e por ter a vantagem de decidir em casa, o Avaí tem mais chances de conquistar o seu 19º título estadual.