
Relembre como Gustavo Quinteros e Roger Machado transformaram suas equipes em questão de um mês Maurício Saraiva destaca quem é o favorito para a final do Gauchão
Grêmio e Inter começam a decidir o Campeonato Gaúcho no fim da tarde de sábado, às 17h45, na Arena. Os dois gigantes gaúchos já se enfrentaram em um Gre-Nal na primeira fase do Gauchão. Mas o cenário aponta para muitas mudanças nas equipes, principalmente no lado tricolor.
No Grêmio, as trocas envolvem praticamente o time inteiro. São pelo menos sete alterações em relação ao 1 a 1 do último dia 8, exato um mês antes da final do Gauchão. O número pode chegar a oito, a depender dos mistérios do técnico Gustavo Quinteros, que, veja só, não estará na beira do gramado por suspensão.
Confira também:
+ Chuta Aí: acerte escalações de Gre-Nais em finais
+ Dirigentes da dupla Gre-Nal serão julgados
+ Dupla volta a decidir Gauchão após quase 4 anos
Já o lado colorado tem bem menos trocas e mantém a estrutura de um trabalho mais consolidado. Do goleiro ao primeiro volante, por exemplo, a expectativa é de repetição da escalação. As mudanças são forçadas por situações fora de questões técnicas.
Wesley está lesionado, enquanto João Pedro segue como titular do Grêmio
Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Grêmio troca quase todo time
Com uma atuação agressiva no mercado, o Grêmio confirmou muitas contratações na semana posterior ao clássico da primeira fase. Nomes como Tiago Volpi, Wagner Leonardo, Lucas Esteves e Cristian Olivera ficaram à disposição depois do Gre-Nal. E entraram naturalmente no time.
Volpi, Wagner Leonardo, Lucas Esteves e Cristian Oliveira puxam a fila. Gustavo Martins ganha a vaga de Jemerson, suspenso. No meio, Cuéllar substitui Dodi. Mesmo se a escolha for por Camilo começar a partida, significa uma alteração.
– O Grêmio está reconstruindo seu time. Mas vamos ter mais uma semana de trabalho, e reitero pedido de paciência para nossa torcida. Ninguém viu o melhor Grêmio de 2025 ainda. Não tenho dúvida de que para as finais o Grêmio estará mais evoluído – defendeu o vice de futebol Alexandre Rossato.
Com desfalques, Grêmio dá atenção especial para a defesa
No setor ofensivo, Monsalve deve iniciar o jogo. Cristaldo é dúvida e pode perder a vaga para Pavon, de volta por lesão muscular, Amuzu ou Aravena. Os dois primeiros e o chileno estiveram no clássico do Beira-Rio.
Gre-Nal do dia 8: Gabriel Grando; João Pedro, Ely, Jemerson e Viery; Dodi, Villasanti, Pavon, Cristaldo e Aravena; Braithwaite.
Provável time de sábado: Volpi; João Pedro, Gustavo Martins, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Cuéllar (Camilo), Villasanti, Cristian Oliveira, Monsalve, Cristaldo (Pavon, Amuzu); Braithwaite.
Inter mantém a estrutura
Todas as mudanças prováveis no Inter são forçadas por questões físicas ou negociações. É o caso de Wanderson, titular no empate e negociado com o Cruzeiro. Wesley, Borré e Alan Patrick se recuperam de lesões. Os dois últimos devem estar à disposição, com tendência para o camisa 10 inclusive iniciar o clássico.
– Teremos algum retorno, porque é uma decisão, é importante ter todo mundo à disposição. E pronto para enfrentar dois jogos difíceis para conquistar o título – destacou Roger Machado.
Mistérios para o Gre-Nal: Inter tenta recuperar jogadores lesionados
O setor defensivo será todo igual. Anthoni, Aguirre, Vitão, Victor Gabriel e Fernando iniciarão na Arena. Thiago Maia foi reintegrado após negócio frustrado com o Santos, mas não deve estar à disposição. Bruno Henrique deixou a semi com desconforto muscular. A conta só passa de quatro mudanças se Alan Patrick não iniciar o Gre-Nal.
Gre-Nal do dia 8: Anthoni; Aguirre, Vitão, Victor Gabriel e Bernabei; Fernando, Thiago Maia, Wanderson, Alan Patrick e Wesley; Borré
Provável time de sábado: Anthoni; Aguirre, Vitão, Victor Gabriel e Bernabei; Fernando, Bruno Henrique (Ronaldo), Vitinho, Alan Patrick e Carbonero; Enner Valencia.