
Campeonato Gaúcho é marcado por troca de acusações entre rivais e críticas exacerbadas sobre arbitragem. Mas onde está o futebol? PC de Oliveira diz que gol do Grêmio contra Juventude deveria ter sido anulado
Já não se sabe mais quando nem como começaram os problemas com arbitragem no Rio Grande do Sul. O certo é que será eterno. E não há mocinhos neste faroeste gaudério, como classificou o comentarista do Grupo RBS Maurício Saraiva. Porém, num Gauchão que virou Fifa, Grêmio e Inter chegam a mais uma final com guerra de versões nos bastidores.
Em campo, os dois maiores clubes do Estado farão a 16ª final de Gauchão frente a frente na história. No próximo sábado, às 16h30, o primeiro jogo será na Arena. Daqui duas semanas, o campeão de 2025 receberá o troféu no Beira-Rio, no mesmo horário.
+ Leia mais notícias do Grêmio
+ Leia mais notícias do Inter
+ Opinião: prepare seu estômago para os próximos passos
A obsessão pelo título deste ano já pegava fogo sem necessidade de combustível antes de o campeonato começar. Tudo porque o Grêmio quer igualar o recorde colorado de levantar a taça por oito anos seguidos. O Inter tem a faca entre os dentes para justamente evitar o octa do rival.
+ Saiba os motivos para o Gauchão ter ares de Copa do Mundo
Inter vence Caxias e vai encarar o Grêmio na final do Gauchão
Bastou a bola rolar para que o Gauchão com cara de Mundial virasse as costas para o campo e se concentrasse em uma tela fora das quatro linhas. O VAR tomou conta das discussões, enquanto os 12 clubes reclamaram em algum momento das arbitragens. Mais do mesmo.
Grenalizou
Nas últimas semanas, as reclamações aumentaram e grenalizaram o futebol. Diretor esportivo do Inter, DAlessandro falou em favorecimento ao rival em atuações do árbitro Daniel Bins. O diretor de futebol do Grêmio, Guto Peixoto, respondeu e apontou condicionamento contra seu clube.
Depois da vitória por 2 a 1 sobre o Juventude no primeiro jogo da semifinal, o vice de futebol gremista Alexandre Rossato chamou de vergonhosa a atuação do VAR, principalmente em lance no qual teria sido pênalti a seu time, não marcado.
Direção do Grêmio informa medidas e cobranças em relação a arbitragem
A Federação Gaúcha de Futebol decidiu então colocar arbitragem de vídeo de fora do Rio Grande do Sul na reta final do estadual.
No último sábado, o Grêmio eliminou o Juventude nos pênaltis. Porém, o gol de bicicleta feito nos acréscimos por Gustavo Martins gerou polêmica. Críticos, como o técnico do Ju Fábio Matias, apontam falta pelo movimento temerário do zagueiro em relação a seu marcador.
– O Grêmio não tem mais nada a falar sobre arbitragem, já fez suas reivindicações. Até a última rodada o Grêmio não falava de arbitragem. O que a gente fez por conta de alguns lances que foram muito claros em relação a alguns erros. Mas o Grêmio não quer falar de arbitragem. O Grêmio quer fazer o seu jogo e só espera que a arbitragem seja justa – encerrou o assunto Alexandre Rossato.
Horas mais tarde, o Inter venceu o Caxias de virada no Beira-Rio e também se classificou à final do estadual. Foi a vez do presidente colorado Alessandro Barcellos entrar em cena e insinuar uma sustentação de narrativa contra o clube.
– A narrativa que se criou é que nós tínhamos falado tantas coisas horríveis quanto foram ditas por outros. Nesse sentido, há um desequilíbrio. E esse desequilíbrio precisa cessar. Aí acontece o que aconteceu hoje (sábado). Muito claramente ficou um desequilíbrio. Hoje existe uma equipe que está na final do Campeonato Gaúcho graças à arbitragem – declarou Barcellos.
Nós estamos no limite. Ficamos quietos esse tempo todo acreditando que as coisas iam funcionar normalmente, e elas não funcionaram. E agora é a hora da onça beber água. Nós não vamos ficar quietos.
O único dirigente questionado no fim de semana sobre o desejo de arrefecer os ânimos fora de campo foi o mandatário colorado, que afirmou estar aberto ao diálogo. Espera-se que a federação e o Grêmio também se movimentem neste sentido.
Caso contrário, nos próximos dois fins de semana o Gauchão será decidido sem que se fale sobre futebol. Restarão acusações de lado a lado de quem foi mais beneficiado. E o troféu se reduzirá a um símbolo do gatilho mais rápido do faroeste gaúcho.
Próximo Gre-Nal pelo Campeonato Gaúcho será novamente na Arena
Lucas Uebel/Grêmio FBPA