Geral

Líderes da UE em videoconferência para discutir conflito na Ucrânia

Os presidentes e primeiros-ministros dos países da União Europeia (UE) reúnem-se hoje por videoconferência para abordar o conflito na Ucrânia, depois do encontro entre o Presidente francês e o homólogo dos Estados Unidos da América (EUA).

Rastro101
Com informações do Notícias ao Minuto

26/02/2025 por Redação

Divulgação/Notícias ao MinutoDivulgação/Notícias ao MinutoA reunião por videoconferência foi convocada pelo presidente do Conselho Europeu, António Costa (ex-primeiro-ministro de Portugal), e também vai servir para preparar a cimeira extraordinária de líderes em 06 de março.
 
Ao final da manhã de terça-feira, António Costa escreveu nas redes sociais que a videoconferência foi equacionada na sequência da reunião de Emmanuel Macron com o Donald Trump, na segunda-feira.
O encontrou realizou-se no dia do terceiro aniversário da invasão da Ucrânia pela Rússia e foi a principal questão abordada.
Imagens transmitidas do encontro entre os dois presidentes mostraram Donald Trump a dizer que todo o apoio da UE à Ucrânia foi feito sob empréstimos com Macron a corrigir o homólogo dos EUA.
"Na realidade, pagámos 60% do esforço total e foi, tal como fizeram os EUA, com empréstimos e subvenções, providenciámos dinheiro real. Esta guerra custou-nos, a todos, muito dinheiro, e é responsabilidade da Rússia, porque o agressor é a Rússia", disse o chefe de Estado francês.
Emmanuel Macron é o primeiro líder da União Europeia a visitar os Estados Unidos da América desde a tomada de posse de Trump, numa altura em que Washington e Moscovo iniciaram negociações preliminares para um cessar-fogo na Ucrânia e um eventual acordo de paz, em reuniões que excluíram a União Europeia e o país invadido.
Depois de responsabilizar a Ucrânia pela invasão da Federação Russa, que começou em 22 de fevereiro de 2022, Donald Trump disse, na segunda-feira, que espera uma visita de Volodymyr Zelensky para fechar um acordo sobre a partilha das receitas sobre os minerais ucranianos.
Leia Também: Bruxelas inicia na 3.ª feira diálogo com indústria siderúrgica na UE

Link curto:

TÓPICOS:
Mundo

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu