Esporte

Direitos de TV, reforços negados e Mundial de Clubes: entenda a rixa entre Textor e o dono do PSG

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

21/02/2025 por Redação

Dirigentes vêm trocando farpas há quase um ano; daqui a quatro meses, Botafogo de Textor jogará contra o Paris Saint-Germain de Nasser Al-Khelaifi nos EUA Presidente do PSG manda John Textor calar a boca: Você é um caubói
O clima tenso e as palavras ríspidas trocadas entre o norte-americano John Textor, dono do Lyon, e o catari Nasser Al-Khelaifi, proprietário do Paris Saint-Germain, em uma reunião ocorrida em julho do ano passado, e reveladas esta semana pelo jornal LÉquipe, são apenas um capítulo de uma rivalidade que se criou entre os dirigentes dos dois clubes franceses.
Em reunião na França, presidente do PSG diz para Textor: Cala a boca, você é um caubói
Textor, que também é dono da SAF do Botafogo, e Al-Khelaifi vêm divergindo há meses sobre os mais diversos assuntos, seja a negociação dos direitos de transmissão do Campeonato Francês, como na discussão de sete meses atrás, na recusa do norte-americano em negociar jogadores com o clube da capital e até mesmo em trocas de mensagens repletas de ironia entre os dois.
Uma rixa que terá um episódio extra daqui a quatro meses, bem longe dos gramados franceses: no dia 19 de junho, em Los Angeles (EUA), o Botafogo de Textor vai enfrentar o PSG de Al-Khelaifi pela segunda rodada do Grupo B do Mundial de Clubes da Fifa. No Campeonato Francês, o Lyon é o sexto colocado, 20 pontos atrás do líder PSG - no próximo domingo, o time de Textor receberá o rival pela 23ª rodada.
Veja a tabela completa do Campeonato Francês
Confira a tabela completa do Mundial de Clubes
Nasser Al-Khelaifi, dono do PSG, ao lado de John Textor, proprietário do Lyon
Getty Images
O Botafogo se classificou para a competição ao ganhar a Copa Libertadores da América de 2024, enquanto o PSG, que nunca conquistou a Champions League, entrou através do ranking da Uefa. Após o título alvinegro, em novembro, Textor não se esqueceu de cutucar o desafeto: publicou nas redes sociais uma imagem dele beijando a taça e um trecho de uma conversa no Whatsapp, interpretada pela imprensa francesa como uma ironia direcionada a Al-Khelaifi.
John Textor com a taça da Libertadores e uma mensagem interpretada como um recado ao dono do PSG
Reprodução
- Você não entende nada de futebol e é uma perda de tempo falar contigo. Você vai ser um derrotado em qualquer lugar para onde vá - escreveu Textor.
Segundo a imprensa esportiva da França, essa mensagem foi enviada, na verdade, por Al-Khelaifi para Textor, meses antes, quando os dois entraram em rota de colisão nos bastidores do futebol francês.
Na reunião de julho, cujos áudios foram obtidos e revelados pelo LÉquipe, Al-Khelaifi discutiu com diversos dirigentes de clubes franceses, incomodado com as acusações de conflito de interesses, por ser dono de um dos clubes da primeira divisão francesa e também da rede de TV beIN-Sports, uma das detentoras dos direitos de transmissão. Mas é para Textor que o empresário catari direciona as palavras mais fortes.
- John, cala a boca, você não entende nada. Você é um caubói que veio não sei de onde e vem falar conosco - afirmou o dono do PSG.
Chocado, diz Textor sobre comportamento de Al-Khelaifi
Textor afirmou nesta quinta-feira, em entrevista ao jornal LÉquipe, que se sente chocado com o comportamento do presidente do PSG e também com a submissão de outros dirigentes do futebol francês ao rival.
O dono do Lyon também disse que a revelação do teor do encontro dá legitimidade ao seu conflito com Nasser Al-Khelaifi e criticou não apenas o comportamento do dono do PSG como também a passividade de outros dirigentes.
- Estou chocado que esse comportamento só agora esteja se tornando público. Acho que foi necessária uma catástrofe para que isso viesse à tona, mas mostra claramente como nossa Liga está dominada e se deteriorando. Temos muitos presidentes e executivos que acham que suas carreiras seriam melhores, pessoalmente, se trabalhassem com Al-Khelaifi - afirmou Textor, que no Brasil é dono da SAF do Botafogo.
De acordo com o jornal francês, o dono do PSG vem sendo criticado pelo comportamento autoritário demonstrado na reunião. Al-Khelaifi se mostrou bastante irritado quando foi acusado de conflito de interesses, por ser dono do PSG e também da beIN Sports, uma das emissoras que detém os direitos de transmissão do Campeonato Francês.
- Todos os conflitos de interesse devem ser divulgados - disse Textor ao LÉquipe.
Textor não vende jogadores ao PSG
Em janeiro deste ano, durante a janela de transferências na França, Textor se recusou a negociar dois jogadores do Lyon, Rayan Cherki e Malick Fofana, com o PSG.
- Não vai acontecer. Não quero vender um jogador desta qualidade a Nasser. É óbvio que a minha relação com Nasser já não é a mesma - disse o norte-americano, segundo a imprensa francesa.

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu