
Jogador de 19 anos é um dos destaques na temporada e chama atenção pela qualidade técnica Piá do Couto, João Almeida toma conta da lateral esquerda coxa-branca
Piá do Couto, João Almeida é a mais nova joia do Coritiba. Com contrato até julho de 2027, jogador de 19 anos é apontado como a solução para a lateral esquerda. A trajetória do garoto no Coxa começou há oito anos, passando por todas as categorias de base do clube e, agora, brilhando entre os profissionais sob o comando do técnico Mozart na disputa do Campeonato Paranaense.
🗞️ Leia mais notícias sobre o Coritiba
✅ Clique aqui e siga o canal ge Coritiba no WhatsApp
Desde criança, o sonho de João Almeida era se tornar profissional no futebol. Nascido em Colombo, cidade da região metropolitana de Curitiba e também berço de Alex, ídolo do Coxa, o jogador é o primeiro de uma família apaixonada pelo esporte a atingir o alto nível no futebol. Um ponto decisivo para isso é o foco na preparação desde as categorias de base.
— (O João) Não é muito de rede social, que hoje em dia é um problema bem grande para o jogador de futebol, pois tem muitas distrações. Ele, pelo jeito, é um menino bem atento. Ele tem uma cabeça muito boa, é centrado e não se empolga — disse Mozart.
João Almeida, lateral do Coritiba
Gabriel Thá/Coritiba
Inspirado por Marcelo, que brilhou com as camisas de Real Madrid e seleção brasileira, João Almeida se espelha no jogador que revolucionou sua posição. João Almeida representa a nova geração de jogadores brasileiros: talentosos, dedicados e focados em construir uma carreira de sucesso no futebol.
— Realmente ele está aproveitando as oportunidades. O João, a cada jogo, está se firmando mais. Nem aparenta ter a idade que tem, mas buscando o histórico do João, de base, já era titular do sub-20 desde o primeiro ano dele — reforçou o treinador.
+ Veja a tabela do Paranaense 2025
João Almeida, lateral do Coritiba
Igor Barrankievicz/Divulgação
Dono da lateral esquerda
No início da temporada, João Almeida participou da pré-temporada com o elenco profissional na cidade de Itu, no interior de São Paulo. No entanto, ele era considerado apenas a terceira opção do elenco, atrás de Jamerson, que foi emprestado ao Vitória, e de Rodrigo Gelado, que agora é reserva do jovem de 19 anos.
— É uma posição que não é tão simples de jogar porque tem a sua complexidade, a questão das coberturas, o momento que apoia. (O João) Tem um entendimento grande da primeira fase de construção, então ele não se aperta nesta primeira fase que parece ser fácil, poque tem visão panorâmica de quem está livre. Ele tem essa frieza — relatou Mozart.
João Almeida, lateral do Coritiba, campeão na base
Arquivo Pessoal
Atualmente, somente quatro laterais nascidos em 2006 atuam de maneira periódica em seus clubes. Um deles, claro, é João Almeida. Os outros são JP Chermont e Vinicius Lira (ambos do Santos) e Pedro Gabriel (do Grêmio).
— Ele estava no sub-17 e era titular do sub-20. Então, são três anos que ele compete numa categoria difícil também, que é o sub-20. Não me surpreende ter todo o entendimento que ele tem, ter toda a personalidade que tem — afirmou.
Números impressionam
João Almeida foi titular em sete dos 11 jogos do Coritiba no Paranaense. Depois do goleiro Pedro Morisco, o lateral é o jogador com mais minutos em campo: 662 (considerando os acréscimos). Ainda foram três assistências, média de nove bolas recuperadas por jogo e 83% de passes certos por partida.
João Almeida, lateral do Coritiba
JP Pacheco/Coritiba
Além das assistências, João Almeida também se destaca pelo vigor físico. Aos 40 minutos do primeiro tempo do jogo contra o Operário-PR, pela 10ª rodada do Paranaense, o Piá do Couto acelerou e deu um carrinho certeiro, na bola, para evitar o cruzamento para dentro da área. A velocidade atingida por ele no lance foi de 31.7km/h, de acordo com base nos dados do GPS.
— O João, se ele continuar com esse desempenho, e para mim o desempenho é o que importa, nos treinamentos e levar para os jogos, provavelmente ele vai fazer mais uns 50 jogos na temporada. Vai depender única e exclusivamente dele — destacou o treinador do Coritiba.
João Almeida, lateral do Coritiba, campeão na base
Arquivo Pessoal
Futuro em outra posição?
João Almeida também jogou em outras posições nas categorias de base do Coritiba. Antes de se encontrar na lateral esquerda, ele jogou também como meia e extremo. Foi o técnico César Bueno, que treinou o Cascavel na Copa São Paulo 2025, quem ajustou o jogador no período de formação no Coxa para o setor que agora ele se destaca. Fazer o garoto um atleta versátil é uma das missões de Mozart.
— O desafio com o João é tentar trazê-lo para dentro. Nós já treinamos com ele por dentro, mas ainda não se sente confortável como o Rafinha, mas ele tem capacidade técnica para também jogar por dentro — falou Mozart.
— Eu vejo o João como um lateral que tem capacidade técnica de um volante, um camisa 8, então tem que estimular. Acredito que estimulando o atleta consegue fazer. Tentar convencer ele só — finalizou.
João Almeida, lateral do Coritiba
Igor Barrankievicz/Divulgação
O Coritiba está nas quartas de final do Paranaense e encara, no sábado, o Maringá. O jogo de ida será às 16h (de Brasília), no Willie Davids. A decisão da vaga acontece no dia 9 de março (domingo), às 18h30 (de Brasília), no Couto Pereira.
Entre um confronto e outro, João Almeida vai estrear como profissional em um jogo nacional: no dia 27 (quinta), às 19h (de Brasília), o Coxa encara o Ceilândia-DF, fora de casa, pela Copa do Brasil. O ge acompanha os jogos em Tempo Real.
Mais notícias do esporte paranaense no ge.globo/pr