Saúde

Prefeitura divulga balanço de atendimentos no Pedrão e celebra sucesso nacional

Além das grandes atrações e estrutura de palcos e camarotes, os forrozeiros se divertiram com tranquilidade.

Ascom/Saúde
04/07/2017 por Redação, atualizado em 04/07/2017 às 11h42 por Redação

A secretaria de Saúde esteve presente com mais de 80 servidores e dois estandes climatizados no circuito do evento.(Foto: Divulgação)A secretaria de Saúde esteve presente com mais de 80 servidores e dois estandes climatizados no circuito do evento.(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Eunápolis divulgou, na manhã desta segunda-feira (03/07), o balanço dos atendimentos em saúde realizados durante os dias de festejos do Maior São Pedro do Brasil 2017, de 29 de junho a 1º de julho. Além das grandes atrações e estrutura de palcos e camarotes, os forrozeiros se divertiram com tranquilidade porque a secretaria de Saúde esteve presente com mais de 80 servidores e dois estandes climatizados no circuito do evento.

De acordo com a presidente da Comissão Organizadora dos festejos, Larissa Oliveira, o objetivo da estrutura de apoio é prestar saúde e segurança aos moradores e visitantes. “Mas não é só a estrutura que faz o nosso São Pedro o Maior do Brasil, é a garra do povo e o amor que a população tem pela festa idealizada pelo prefeito Robério. Este ano, até São Pedro conspirou a favor segurando a chuva, como prometeu a ele”, brinca a presidente da Comissão.

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Segundo a secretária de Saúde, Stela Souza, o estande de Pronto Atendimento, instalado à esquerda do pórtico de entrada, realizou 74 atendimentos no período. Foram 64 casos de uso abusivo de bebidas alcoólicas; uma sutura de corte profundo, encaminhado ao Hospital Regional; três suturas de cortes provocados por agressão física e quatro desmaios provenientes da aglomeração.

O estande do PA, sob a coordenação do enfermeiro Wilkerson Araújo, disponibilizou uma equipe com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, atendente e auxiliar de serviços gerais, em regime de plantão. O pronto atendimento funcionou das 20h às 04h com o apoio do Corpo de Bombeiros de Porto Seguro, Associação de Bombeiros Civis de Eunápolis, uma ambulância, além de equipamento cardiorrespiratório.

Foram realizados 275 testes rápidos para detectar HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C. (Divulgação)Foram realizados 275 testes rápidos para detectar HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C. (Divulgação)

ORIENTAÇÃO E TESTES RÁPIDOS
A Vigilância em Saúde também esteve presente durante os festejos. Em estande montado à direita do pórtico de entrada, equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) atuaram nas três noites recepcionando moradores e visitantes, orientando e distribuindo preservativos íntimos e material informativo. Neste período foram realizados 275 testes rápidos para detectar HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Kelly Rebouças, foram detectados
20 casos reagentes positivos para Sífilis; um para Hepatite B e dois para HIV/Aids. Segundo ela, todos esses já foram encaminhados ao laboratório municipal para acompanhamento.

AMBULANTES E CAMAROTES
Além disso, inspetores da Vigilância Sanitária atuaram junto a restaurantes e bares, além das barracas e quiosques de alimentação e bebidas de ambulantes. Os fiscais do órgão também realizaram vistoria nas estruturas dos palcos e camarotes montados pelos 40 mil metros quadrados do circuito do Pedrão de Eunápolis, no trecho urbano da BR 367.

Link curto:

TÓPICOS:
Pedrão saúde

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu