Fantasma se prepara para colher os frutos do trabalho dos últimos anos e almejar voos mais altos O Globo Esporte Paraná está de volta e cheio de novidades para 2025
O ano de 2025 marca uma nova fase para o Operário-PR. Após dois anos de notável progresso sob a batuta de Rafael Guanaes, que culminaram no acesso à Série B em 2023 e na melhor campanha do clube na competição em 2024, o Fantasma se prepara para colher os frutos do trabalho árduo dos últimos anos e almejar voos ainda maiores.
+ Veja mais notícias do Operário-PR
Operário-PR 2025: qual o seu pedido de ano novo para o Fantasma?
Initial plugin text
A saída de Guanaes, figura central do sucesso recente, naturalmente gera questionamentos sobre a continuidade do projeto. A pergunta que ecoa no Estádio Germano Krüger é: como será o Operário pós-Guanaes? A resposta começa a ser construída com a chegada do novo técnico, Bruno Pivetti, que iniciou os trabalhos em dezembro com um elenco de 28 jogadores, mantendo a base que brilhou na Série B.
Bruno Pivetti, treinador do Operário-PR
Victória Sellares/OFEC
As expectativas para 2025 são elevadas. No Campeonato Paranaense, o objetivo é brigar pelo título. Na Copa do Brasil, busca-se mais uma participação de destaque. E na Série B, o foco principal é, mais uma vez, lutar pelo acesso à elite do futebol brasileiro.
Apesar de algumas vozes externas questionarem a preparação do clube para a Série A, internamente, o Operário demonstra confiança em seu projeto sólido e consistente, construído ao longo dos anos.
Rafael Guanaes, ex-técnico do Operário-PR
André Jonsson/ OFEC
A condição do clube na Série B mudou. Se em 2024 o discurso era de retorno e adaptação à segunda divisão, em 2025, o desafio é se reinventar e assumir um papel de maior protagonismo, impulsionado pelo sucesso da temporada anterior.
— O Operário tem uma condição interessante na Série B, que no ano passado era ainda de retorno para a segunda divisão e, por isso, um discurso mais modesto. Para a próxima temporada, fica de novo esse desafio de se reinventar, até pelo sucesso esportivo que teve no ano passado — analisou Guilherme de Paula, comentarista do Globo Esporte Paraná.
Central do Mercado: as movimentações do futebol paranaense em 2025
A grande incógnita reside na transição para o comando de Pivetti. A perda de Guanaes representa um ponto crucial. A nova comissão técnica terá a missão de dar um passo além, explorando o potencial de um clube organizado e com ambições crescentes.
Será que Pivetti conseguirá conduzir o time a um novo patamar, consolidando o Operário como um forte candidato ao acesso e, quem sabe, pavimentando o caminho para a tão sonhada Série A? Isso será respondido ao longo de 2025, que promete ser um ano decisivo para o futuro do Fantasma.
— Rafael Guanaes era a base do trabalho nos últimos dois anos e esse talvez seja o grande ponto de interrogação. Resta saber se com o Pivetti o time consegue dar um passo a mais. Sabemos que o Operário é um clube organizado que tem potencial para isso — completou o analista do ge.
Fransérgio com a camisa do Operário-PR
André Jonsson/OFEC
+ Veja a tabela do Paranaense 2025
O Fantasma se reforçou com os goleiros Elias (ex-América-MG) e Lucas Wingert (do Juventude), o zagueiro Jaime Giraldo (ex- Unión Magdalena, da Colômbia), o lateral-direito Diogo Mateus (ex-Guarani), o lateral-esquerdo Cristiano Silva (ex-Fluminense e Goiás), o volante Fransérgio (ex-Coritiba e Marítimo, de Portugal), os meias Jean Lucas (do Avaí) e Jhemerson (ex-Brusque), e os atacantes Kleiton (ex-CRB) e Álvaro (ex-Ituano).
A estreia no Campeonato Paranaense será no dia 12 de janeiro, contra o Andraus.
Mais notícias do esporte paranaense em ge.globo/pr