Esporte

Grêmio volta a ter um técnico estrangeiro após 20 anos e chega a 10 na história; veja lista

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

29/12/2024 por Redação

Campeão do mundo em 1983 como jogador, o uruguaio Hugo de León comandou o Tricolor no início da temporada de 2005 Argentino Gustavo Quinteros é o novo técnico do Grêmio
O Grêmio oficializou Gustavo Quinteros como novo treinador no sábado. O argentino naturalizado boliviano será o primeiro técnico estrangeiro do clube nos últimos 20 anos. Ele entra para uma lista de nove comandantes do Tricolor que vieram do exterior.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
Torcedor gremista, você aprova a contratação do técnico Gustavo Quinteros?
Initial plugin text
Algo corriqueiro nos últimos anos no futebol brasileiro, treinador estrangeiro não costuma ser comum no Grêmio. Depois da quarta passagem de Renato Portaluppi, o substituto será um gringo.
Veja também:
+ Saiba quanto o Grêmio tem para investir em 2025
A última vez que o Tricolor teve um estrangeiro no comando técnico foi em 2005, com Hugo de León. Zagueiro histórico, campeão da Libertadores e do Mundo em 1983, o uruguaio foi a aposta após a queda para a Série B no ano anterior.
De León treinou o Grêmio em 2005
Lucas Rizzatti/ge
Porém, a idolatria gremista ficou apenas na figura do jogador. Como técnico, o sucesso de De León não foi o mesmo. Pelo contrário. Comandou a equipe no Gauchão e em dois jogos da Copa do Brasil. Em 21 jogos, teve apenas oito vitórias, seis empates e sete derrotas.
No campeonato estadual, o Grêmio sequer se classificou para a decisão. Após uma derrota por 3 a 0 para o Fluminense, pela Copa do Brasil, o ex-zagueiro foi demitido do cargo antes mesmo do início da Série B. O clube buscou Mano Menezes como substituto.
Junto de De León, os nove estrangeiros que passaram pelo Grêmio antes de Quinteros são: quatro uruguaios, dois argentinos, dois alemães e um húngaro.
Técnicos estrangeiros do Grêmio
Wilhelm Kallfelz (Alemanha) - 1905 a 1909
Bruno Schuback (Alemanha) - 1915
Ricardo Díez (Uruguai) - 1942
Alfredo González (Argentina) - 1951
Luis Biscardi (Argentina) - 1951
László Székely (Hungria) - 1954
Juan Mujica (Uruguai) - 1987
Darío Pereyra (Uruguai) - 2003
Hugo de León (Uruguai) - 2005
Gustavo Quinteros (Argentina/Bolívia) - 2025
Gustavo Quinteros passou pela seleção do Equador em 2015
AFP
Quinteros, de 59 anos, tem mais de duas décadas como treinador. Nos tempos de jogador, construiu carreira na Bolívia, se naturalizou e atuou pela seleção. Seu último clube como técnico foi o Vélez Sarsfield, onde conquistou o Campeonato Argentino há duas semanas.
O novo técnico do Grêmio inicia os trabalhos a partir de dia 8 de janeiro, quando está marcado a apresentação do elenco no CT Luiz Carvalho. A estreia do time no Gauchão deve ocorrer em dia 22 de janeiro.
🎧 Ouça o podcast ge Grêmio 🎧
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu