Garoto foi companheiro na base do meia que hoje se destaca com e deve ganhar chances no grupo principal na próxima temporada Leandro Damião deseja voltar ao Internacional para encerrar a carreira
Yago Noal quer trilhar os passos do amigo Gabriel Carvalho e virar uma peça importante ao Inter em 2025. Parceiro do camisa 34 durante as categorias de base, o meio-campista de 17 anos (completa 18 em fevereiro) é uma das principais promessas do clube e pode ganhar chances no grupo principal, depois de superar uma delicada lesão que o afastou dos gramados por quase um ano.
+ O ge está no WhatsApp! Siga o canal ge Inter
O garoto chegou ao Colorado em 2016 após ser lapidado pelo pai e pelo tio em uma pracinha do Teresópolis, bairro da zona sul de Porto Alegre. Tinha oito para nove anos e realizou um teste para atuar no futsal. Aprovado, não demorou a se destacar. Tanto que acabou chamado para uma nova avaliação, desta vez no futebol de campo.
Veja também
+ Inter acerta renovação com promessa da base até 2028
A trajetória de Yago nos gramados iniciou como lateral-direito. No sub-10, mudou de posição e virou ponta. Ao ser promovido ao time sub-12, foi recuado e passou a jogar como meia. Foi nessa função que o jovem se destacou na base e entrou na rota do grupo principal. Após ser chamado para treinos e ser relacionado para três jogos em 2024, ele espera estrear no profissional no próximo ano.
Parceria com Gabriel Carvalho
Enquanto subia de categoria no Celeiro de Ases, Yago sempre teve como parceiro o amigo Gabriel Carvalho. Vibrou quando o companheiro ganhou as primeiras chances no profissional com Roger Machado, com direito a papel de destaque na arrancada do time no Brasileirão.
Gabriel Carvalho e Yago Noal são amigos desde a base do Inter
Tomás Hammes
A parceria se estende para fora do campo. Com 17 anos, têm muito mais em comum além da idade. Tímidos, demonstram pouco entrosamento com os microfones. É com a bola no pé que eles gostam de se expressar. Yago valoriza o entrosamento com Gabriel e nutre a esperança de repetir a dobradinha da base no profissional do time do coração.
– Sou parceiro do Gabriel desde os 9 anos. É uma amizade de anos. Fazemos o nosso jogo. Ele me procura e sinto que formamos uma bela dupla – diz Yago.
Initial plugin text
Um ano fora por lesão
A jornada de Yago, porém, teve muito mais percalços que a do amigo. Em dezembro de 2021, o jovem sofreu uma lesão na coluna cervical em um jogo contra a Chapecoense pela Copa BG-Prime.
Em um primeiro momento, o Inter optou em realizar um tratamento conservador. Mas não houve evolução no quadro. Yago ficava apenas deitado, sem conseguir se movimentar. A decisão, então, foi de realizar uma cirurgia em maio de 2022.
– Um guri chutou junto o meu pé e caiu em cima de mim. Fui ao hospital e não apareceu nada. Quando me perguntaram, disse que não conseguia mexer o pescoço. Precisei fazer uma tomografia e apareceu a lesão. Um osso no disco saiu do lugar na cervical – recorda o garoto.
Yago Noal é uma das apostas do Inter para 2025
Ricardo Duarte/Divulgação, Internacional
Yago passou por um longo processo de recuperação. Foram 330 dias de fisioterapia aliada a treinamento para aprimorar o condicionamento físico, com corridas, musculação e trabalhos com bola. Apesar da dificuldade, manteve a confiança que retornaria.
– Nunca pensei em desistir. Meus pais e amigos deram força e mantive a cabeça boa – conta.
Inspiração na carreira
Com a lesão superada, Yago voltou a demonstrar seu talento na base colorada. O meia atua tanto como armador, posição preferida de Gabriel Carvalho, como segundo volante. É como um camisa 8, aliás, que Yago Noal entende apresentar suas principais virtudes.
– Sou um cara com visão de jogo, rápido, que finaliza bem e com mudança de direção rápida. Sou um segundo volante, mas se precisar atuar como 10, eu faço também – garante o jovem.
Initial plugin text
Para moldar a forma de jogo, Yago se inspira em Thiago Alcântara. O filho do tetracampeão Mazinho, que adotou a nacionalidade espanhola, defendeu a seleção da Fúria, além de brilhar pelo Barcelona, Liverpool e Bayern de Munique. Se aposentou neste ano, aos 33, e hoje trabalha na comissão técnica do clube catalão.
Curiosamente, um vídeo que viralizou nas redes sociais fez torcedores do Inter compararem Yago com Ronaldinho Gaúcho. Comparação que o jovem faz questão de afastar.
– Tenho que trabalhar muito para chegar nele – sentencia.
Roger Machado de olho
Ciente do longo trajeto a percorrer e livre de deslumbramentos, o meio-campista já treinou com Gabriel Carvalho e o restante dos profissionais no fim da temporada. A amizade o ajudou a se soltar nas atividades e mostrar suas virtudes a Roger Machado, mas entendeu de cara as diferenças da base para o profissional.
– Tem outro ritmo. É muito diferente, incrível. Senti um jogo muito mais rápido, de força. Tive de ganhar mais massa – detalha.
Yago Noal tem contrato com o Inter até 2028
Tomás Hammes
Em julho, Yago foi relacionado para os jogos contra o Juventude, pela Copa do Brasil, e contra o Bahia, mas não foi utilizado. Já no fim do ano, o jovem integrou a delegação que esteve em Fortaleza na última rodada do Brasileirão. Roger revelou que o objetivo era dar a primeira chance à joia no Castelão, mas a derrota por 3 a 0 alterou os planos.
– Queria colocar o Yago para estrear, mas não seria justo – declarou o técnico.
Para 2025, o desejo é cativar o chefe para ser utilizado no Gauchão, ganhar espaço e virar uma alternativa na Libertadores. De preferência, junto com Gabriel em campo.
– Gostaria, né? É um sonho disputar a Libertadores, ainda mais pelo Inter – sonha.
Estilo e personalidade
Além do talento com a bola nos pés, Yago Noal já mostrou que tem estilo e personalidade forte. O garoto é adepto do cabelo comprido e cultiva um coque, que o acompanha há anos. O gosto pela moda divide espaço com a postura. Se ainda titubeia diante dos microfones, em campo a personalidade aparece. E não apenas com a bola no pé.
Aos 25 min do 2º tempo - Roger, do Grêmio, e Yago, do Internacional, são expulsos
Sanguíneo, Yago protagonizou uma briga com o gremista Roger pelo Gre-Nal Sub-17 do início do ano. Ambos acabaram expulsos. No Brasileirão Sub-20, também participou de uma confusão generalizada na partida contra o Ceará. Deu e recebeu voadora. Mostrou agilidade para se esquivar de novas agressões.
Yago integraria o grupo do Inter que disputará a Copa São Paulo de Futebol Júnior em janeiro. No entanto, foi definido que ele começa a próxima temporada já com o grupo profissional.
Os torcedores aguardam por ver se o garoto confirma no time de cima a expectativa criada na base. O contrato do meia com o Colorado vale até o fim de 2028.
Como está a joia 2024
O atacante Ricardo Mathias foi promovido ao grupo principal. Disputou seis partidas pelo profissional e evitou a derrota para o Corinthians, ao empatar aos 49 minutos do segundo tempo na Neo Quimica Arena. Terminou a temporada atrás de Borré e Valencia na hierarquia dos centroavantes, à frente de Lucas Alario.
🎧 Ouça o podcast ge Inter 🎧
+ Assista: tudo sobre o Inter no ge e na TV