Nísia Trindade afirmou que o governo federal vai analisar projeto apresentado pela superintendente do HC. Projeto de hospital oncológico foi apresentado à ministra da Saúde
Márcio de Campos/EPTV
O Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apresentou, na tarde desta terça-feira (17), à ministra da Saúde, Nísia Trindade, o projeto de construção de um hospital oncológico em Campinas (SP). A previsão é que a unidade custe R$ 500 milhões.
Segundo a superintendente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Elaine Cristina de Ataide, o sistema de saúde regional tem sofrido forte pressão dos atendimentos oncológicos, por isso, um novo centro de atendimento e tratamento aos casos de câncer na região é necessário.
Na apresentação à ministra, a superintendente listou algumas questões que, segundo ela, ressaltam o quanto é fundamental estruturar um hospital de atendimento aos pacientes oncológicos em Campinas. Veja:
Aumento de diagnósticos de câncer na região;
Perspectiva de continuidade de crescimento de casos nos próximos anos por conta do envelhecimento populacional;
Falta de leitos, de centros de tratamento especializados e de recursos para atendimento integral na região;
Disparidades Regionais: municípios periféricos com pouca ou nenhuma infraestrutura para tratamentos complexos;
Filas para internação, exames e cirurgias que vem resultando na piora de prognósticos.
Eliane explicou que o projeto teve sinalização positiva do Ministério da Saúde, mas ainda não há previsão de quando a construção será iniciada. A expectativa é de que no decorrer do ano que vem a gente já tenha dados e cronologia mais robusta para passar para vocês, afirmou.
Em entrevista à EPTV, Nísia Trindade afirmou que o governo federal vai analisar o projeto apresentado pela Unicamp. Ainda temos que sentar e avaliar, disse a ministra.
Enquanto o hospital não sai, a ministra afirmou a região de Campinas vai ser beneficiada com o projeto Mais Acesso a Especialistas, que pretende reduzir a fila de consultas e exame em todo o país.
Pressão sobre o HC
Segundo o HC da Unicamp, os atendimentos de casos oncológicos cresceram em 2023, se comparado ao ano anterior, o que reforça a necessidade de uma unidade específica para o atendimento de pacientes com câncer. Veja números:
Internações realizadas
2022: 11.535
2023: 12.089 (+4,16%)
Sessões de radioterapia
2022: 10.821
2023: 11.111 (+2,7%)
Exames de imagem
2022: 128.865
2023: 133.039 (+3,2%)
Atendimentos ambulatoriais
2022: 396.650
2023: 447.217 (+12%)
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas