Integrantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) protestaram contra reintegração de posse da ocupação Eliana Silva, no Barreiro. Manifestantes bloqueiam trânsito na Avenida Afonso Pena
Reprodução/TV Globo
Integrantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) fecharam a Avenida Afonso Pena, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, e bloquearam o trânsito em frente à prefeitura no fim da manhã desta quarta-feira (11).
Os manifestantes protestaram contra a reintegração de posse da ocupação Eliana Silva, no Barreiro (leia mais abaixo). De acordo com fontes do Executivo, eles tentaram invadir a sede da PBH, mas foram impedidos por guardas municipais.
O bloqueio foi feito nos dois sentidos da via, deixando reflexos no fluxo em direção ao Centro e à Savassi. Agentes da BHTrans implementaram o mesmo esquema de desvio da Feira Hippie aos domingos.
BHTrans fez desvio pela Rua da Bahia
Reprodução/TV Globo
Ocupação Eliana Silva
Segundo o MLB, a ocupação Eliana Silva existe desde 2012 e já conta com a regularização da água, luz, saneamento básico, asfalto, coleta de lixo, CEP, e equipamentos comunitários geridos pelo movimento, como a Creche Tia Carminha, que atende crianças da região, e do Centro Cultural Minha Quebrada.
O movimento argumenta que, recentemente, foi surpreendido por uma decisão da Justiça para o cumprimento de uma reintegração de posse na área onde está a ocupação.
O processo estava suspenso desde 2014, mas, em janeiro deste ano, o TJMG tentou uma mediação com o governo de Minas Gerais e a administração municipal para solucionar o conflito.
Os vídeos mais vistos do g1 Minas: