Geral

Força Nacional de segurança é instalada em Camacã para inibir conflitos entre índios e fazendeiros

segundo grupamento da Força Nacional chegou ao Município de Camacan

otempojornalismo
05/05/2012 por , atualizado em 07/05/2012 às 01h16 por

Nesta sexta-feira (3), um segundo grupamento da Força Nacional chegou ao Município de Camacan seguido de grupamentos do Corpo de Bombeiros com o objetivo de serem empregados no município de Pau Brasil onde o clima de expectativa perdura frente aos conflitos existentes entre os Fazendeiros e indígenas Pataxós da reserva Caramurú Catarina Paraguaçu.
otempojornalismoVários camburões tem circulado normalmente pela cidadeVários camburões tem circulado normalmente pela cidade
Segundo o Major Rodrigues, comandante da 62 CIPM, a cidade apresenta um clima tranqüilo, porém os órgãos de segurança estão atentos a toda e qualquer movimentação para que a tranqüilidade pública seja mantida não só no perímetro urbano como rural, onde conta com a presença de tropas da Força Nacional, Polícia Federal, Policia Civil, TOR, CAERC, Bombeiros Militares e outros.

Após o julgamento que aconteceu nesta quarta-feira no Supremo Tribunal Federal que culminou com sete votos contra um, os Ministros acabaram por conceder os títulos de propriedade aos fazendeiros, dando causa aos Índios Pataxós, que reivindicavam 54,1 mil hectares de terras no município de Pau Brasil, Itajú de Colônia e Camacan.

A ação é oriunda do ano de 2008, e acabou ganhando grande celeridade a partir do dia 30 de março do ano corrente, quando as deliberações indígenas intensificaram-se, com diversas ocupações ao longo da área em litígio.
otempojornalismoA Cidade se transformou em quartel general de segurança nacionalA Cidade se transformou em quartel general de segurança nacional
A decisão do STF passou a tornar nulos os títulos até então concedidos aos fazendeiros, entretanto não especifica quando os não-índios deverão retirar-se do local de destaque, bem como quando e como serão pagas as indenizações aos ex-proprietários de terra, ajustes que serão feitos pelo Ministro Luiz Fux, substituto do Ministro Eros Grau, no Supremo.

Nas últimas 24 horas, a Cidade de Pau Brasil, teve as suas atividades transcorridas dentro da normalidade, em face de intensa circulação das forças públicas, ora representadas pelas Polícias, presentes no local.

Assim sendo, encontram-se no Município em questão, Policiais Militares da 62ª CIPM, sob o Comando do Major PM Rodrigues, Tropa da Força Nacional, sob o Comando do Capitão PM Rogério, além de TOR, CIPE CACAUEIRA, Policiais Federais, sob o Comando do Dr. Alex, Delegado Federal, todos imbuídos na manutenção da ordem, pelo intenso reforço na região fruto de embate.

Link curto:

TÓPICOS:
Terras índios fazendeiros gado ministro força Nacional supremo tribunal Federal

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu