Duelo entre as equipes no primeiro turno afundou o Tricolor na zona de rebaixamento. Técnico tem vantagem nos jogos diante de Fernando Diniz Torcedores do Grêmio jogam pipoca em Renato e no elenco após derrota para o Cruzeiro
O jogo contra o Cruzeiro, a partir das 21h desta quarta-feira, pela 35ª rodada do Brasileirão, traz uma lembrança do primeiro turno nada boa para o Grêmio. O clube vivia o ápice da crise técnica, afundado na 18ª posição. Tinha no retrospecto uma vitória em nove partidas por todas as competições.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
Era o mês de julho, e o time gaúcho recebeu os mineiros no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, ainda como reflexo da enchente, e foi superado por 2 a 0. Logo após o apito final, torcedores jogaram pipoca em direção ao técnico Renato Portaluppi (relembre no vídeo acima).
Minutos depois, em entrevista coletiva, o treinador cobrou vergonha na cara dos jogadores. A notícia boa deste contexto é que o Grêmio venceu cinco vezes, empatou três e perdeu só uma nos 10 confrontos seguintes.
Um turno depois, entretanto, a possibilidade de rebaixamento ainda tira o sono da torcida. A diferença é que a equipe não está no Z-4. Mas a situação assusta.
Grêmio terá selecionáveis de volta contra o Cruzeiro
Hoje, o Grêmio ocupa a 15ª colocação com 40 pontos, à frente de Fluminense (16º, com 39) e Criciúma (17º, com 38), que empataram na noite passada. O Juventude, outro adversário direto, venceu o Atlético-MG no Independência e subiu para 13º, com 42.
Leia mais
+ Presidente dispara contra jornalistas
+ Opinião: Criciúma pressiona o Grêmio
+ Grêmio terá 12ª zaga no Brasileirão
Renato só perdeu uma vez para Diniz
Para superar o Cruzeiro nesta noite, um retrospecto favorece o clube gaúcho. No duelo particular entre os técnicos Renato Portaluppi e Fernando Diniz, o gremista tem 66% de aproveitamento.
Os treinadores já se enfrentaram em nove oportunidades. Renato possui cinco vitórias, três empates e uma derrota. Em apenas uma delas Portaluppi não estava no Grêmio – e sim no Flamengo.
Renato Portaluppi e Fernando Diniz se enfrentam pela 10ª vez em Cruzeiro x Grêmio
Arte/ge
Por outro lado, Diniz já encarou o técnico adversário da noite desta quarta por quatro clubes diferentes: Athletico-PR, Fluminense, São Paulo e Santos. A única vitória foi em 2019, quando o tricolor carioca superou os gaúchos por 5 a 4 na Arena, pela terceira rodada do Brasileirão daquele ano.
Atualmente, em 11 jogos à frente do Cruzeiro, Diniz não tem bons resultados. São duas vitórias, quatro empates e cinco derrotas. No fim de semana, perdeu por 3 a 1 para o Racing na final da Sul-Americana. O Grêmio quer tirar proveito do momento de fragilidade do time mineiro.
O resultado começa a ser definido às 21h desta quarta-feira, no Mineirão, em duelo válido pela 35ª rodada da Série A. O Cruzeiro é o sétimo colocado na tabela com 47 pontos e hoje estaria classificado à fase prévia da Conmebol Libertadores. O Grêmio está em 15º, com 40.
🎧 Ouça o podcast ge Grêmio 🎧
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV