A três pontos de distância da zona de rebaixamento, departamento de futebol e comissão técnica mantêm a confiança na equipe Cruzeiro x Grêmio: saiba tudo sobre o jogo da 35ª rodada do Brasileirão Série A 2024
O temor de parte da torcida do Grêmio não entra no vestiário. Em mais de uma oportunidade, o técnico Renato Portaluppi disse ter plena confiança que o clube não vai cair para a segunda divisão. Discurso que o vice de futebol Antônio Brum corrobora. A volta de selecionáveis e o rendimento da concorrência ajudam para essa convicção.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
As rodadas finais reservam emoção. Os secadores contra os concorrentes do Z-4 estão ligados, mas a equipe gaúcha ainda depende só de si para ficar na elite do Brasileiro. Um dos motivos para a comissão não ter dúvida a respeito da permanência.
– O que posso falar para o torcedor é que ele pode ficar tranquilo quanto ao rebaixamento. Enquanto eu estiver aqui, o Grêmio não cai. E isso eu continuo assinando embaixo. Até porque eu conheço muito bem esse grupo e, quando falo essas coisas para vocês, é a confiança que tenho nele – destacou Renato.
O Grêmio acumula 39% de aproveitamento nas 34 rodadas que disputou no Campeonato Brasileiro. Depois dos jogos do fim de semana, caiu para a 14ª posição e está fora da zona de classificação para a Sul-Americana, com 40 pontos somados.
De quem é a culpa? Grêmio busca quatro pontos para escapar da Série B
Na projeção de Renato Portaluppi, 43 ou 44 pontos evitam o rebaixamento. Abaixo do Tricolor, Juventude, com 39, e Fluminense, com 38, são os times mais próximos do Z-4.
Apesar da irregularidade do Grêmio ao longo da temporada, a direção e departamento de futebol nunca colocaram o cargo do treinador como dúvida. Ao mesmo tempo, a continuidade do trabalho para 2025 se mantém aberta.
– O que faz a gente ter convicção que não precisa mudar é a qualidade do Renato como técnico, os resultados que ele já entregou para o Grêmio em inúmeras temporadas e o trabalho dele no dia a dia. Eu acompanho, estou em todos os treinos, a gente não acha que é o momento de mudar. A gente acha que ele é o cara certo para fazer os pontos necessários, tirar o Grêmio dessa situação e por isso que a gente continua com ele – assegurou Antônio Brum.
Assim como o Renato, também acho que o Grêmio não vai cair.
Renato: Enquanto eu estiver aqui, o Grêmio não cai
A equipe de Renato Portaluppi ainda tem em disputa 12 pontos. Além de encaminhar a permanência na Série A, pode pensar em vaga na Sul-Americana.
Para a próxima rodada, o comandante terá os selecionáveis à disposição. É a chance de voltar a colocar um time mais ofensivo em campo, com Soteldo e Aravena, além do retorno do capitão Villasanti ao meio-campo.
Contra o Juventude, no empate em 2 a 2, o venezuelano foi acionado pelo técnico mesmo tendo atuado no dia anterior pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Foi depois da entrada dele que o Grêmio buscou o gol de empate.
Nesta 35ª rodada, o Tricolor vai encarar um Cruzeiro abatido após perder por 3 a 1 para o Racing na final da Sul-Americana. Renato terá mais dois treinos no CT Luiz Carvalho para montar o time que entrará em campo às 21h de quarta-feira, no Mineirão.
Renato e vice de futebol Antônio Brum
Lucas Uebel/Grêmio
🎧 Ouça o podcast ge Grêmio 🎧
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV