Equipe britânica protagonizou disputa pelo título da F1 2024 contra o holandês da RBR, representada por Norris; apesar de derrota no Mundial de pilotos, time lidera o campeonato de construtores Fim da linha para a McLaren no campeonato de pilotos da F1 2024: Max Verstappen venceu a queda de braço contra Lando Norris e, neste domingo, faturou seu tetracampeonato. Mas apesar da derrota, a equipe britânica aderiu ao fair play e foi a primeira a parabenizar o piloto da RBR pela conquista, destacando a temporada fantástica do holandês.
Verstappen celebra tetra após ano desafiador: Aliviado e orgulhoso
Confira a lista com todos os campeões da Fórmula 1
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
Max Verstappen à frente de Lando Norris no GP de Las Vegas da F1 2024
Jared C. Tilton - Formula 1/Formula 1 via Getty Images)
- Parabéns a Max Verstappen por coroar uma temporada fantástica com seu quarto Campeonato Mundial. Completamente merecido - publicou o time de Norris nas redes sociais.
Initial plugin text
Max cruzou a linha de chegada na mesma posição em que largou: quinto lugar. Entretanto, chegou a ocupar a vice-liderança e também o terceiro lugar, na metade final da disputa, até ser superado pelas Ferraris de Carlos Sainz e Charles Leclerc no fim. Aumentando sua vantagem na tabela em um ponto, ele contou com a prova morna do rival Lando Norris, que não conseguiu ir além do sexto lugar.
Apesar da porta fechada no campeonato de pilotos, a McLaren pode ainda ser campeã de construtores pela primeira vez em 26 anos: o time lidera o Mundial de equipes com 608 pontos, com 24 pontos de vantagem sobre a vice-líder Ferrari, e estendendo a diferença para a terceira colocada RBR de 49 para 53 pontos.
O último título de equipes do time de Woking foi conquistado em 1998 pelo finlandês Mika Hakkinen, no ano de seu primeiro campeonato. A equipe chegou perto da conquista em 2007, ano da intensa disputa entre seus pilotos Lewis Hamilton e Fernando Alonso, mas foi desclassificada em um escândalo de espionagem denunciado pelo bicampeão espanhol.
Já em 2008, ano do título de Hamilton, foi a Ferrari do vice-campeão Felipe Massa quem levou a melhor na disputa de construtores.