Geral

TecnoAgro se consolida como referência em oportunidades de mercado e divulgação de conhecimento sobre agronegócio

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

23/11/2024 por Redação

Evento de capacitação e inovação reuniu centenas de pessoas no Parque Fernando Costa, em Uberaba, na quinta (21) e sexta-feira (22). Encontro teve palestras, videocasts, feira de produtores rurais e outras atrações. Palestras, exposições e feiras de produtos marcam segundo dia do TecnoAgro 2024
Foram dois dias de debates, palestras, apresentações e muitos negócios para produtores rurais, empresários, pesquisadores e outros profissionais ligados ao campo. A edição 2024 do TecnoAgro, promovido pelo Grupo Integração, reuniu centenas de pessoas no Pavilhão Multiuso da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) no Parque Fernando Costa, em Uberaba, e consolidou a feira como importante espaço de conhecimento sobre o agronegócio no interior de Minas Gerais.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
TecnoAgro 2024: painel sobre liderança feminina no Agro
Luís Fellipe Borges/g1
Com o tema Agro Inteligente, o evento buscou estimular o desenvolvimento do agronegócio e o potencial econômico das cidades da região. Mais de 50 especialistas foram convidados para participar de palestras, painéis e discussões durante a programação, que foi de quinta (21) a sexta-feira (22).
O TecnoAgro teve movimentação para todos os lados, muito networking, negócios firmados. Desde as feirinhas aos estandes, todos cheios. O enfoque de levar conteúdo para o pessoal do agro, que trabalha no campo, a gente conseguiu alcançar, afirmou o diretor de Rádios do Grupo Integração e um dos organizadores do TecnoAgro, Leandro Giovanaz.
Tivemos o público presente o tempo todo. Estandes lotados. O evento foi maravilhoso e tem tudo a ver com Uberaba. E Uberaba abraçou o evento. Acredito que ele veio para ficar, acrescentou.
No primeiro dia, o palco principal do TecnoAgro apresentou debates sobre temas como inteligência artificial no agronegócio, a importância dos biocombustíveis e caminhos para o futuro da pecuária. O segundo dia teve painéis sobre liderança feminina no agronegócio, conectividade no campo e inovação na agricultura familiar, entre outros temas.
Debates sobre futuro da pecuária, biocombustíveis e inteligência artificial no campo marcam o 1º dia do TecnoAgro 2024
Painéis sobre liderança feminina, conectividade no campo e agricultura familiar são destaques do 2º dia
A feira contou também com palestras simultâneas em mais dois auditórios sobre temas ligados à tecnologia e sustentabilidade no campo.
“O setor do agronegócio merece toda a atenção da população. E o nosso papel como empresa de comunicação é exatamente identificar setores que são importantes, são expoentes; que tem um peso não só econômico no desenvolvimento também, como de retenção das pessoas no campo; e mostrar, portanto, a essas pessoas, ao nosso telespectador e ao público presente, novas tecnologias que não são só aquelas tecnologias embarcadas, mas tecnologias de inovação através de softwares, sistemas, conhecimento, disse o superintendente da TV Integração, Rogério Nery.
TecnoAgro 2024: Rogério Nery durante participação de videocast no TecnoAgro
Luís Fellipe Borges/g1
Estúdio de videocast
Rogério Nery também foi um dos convidados do videocast do TecnoAgro, para conversa sobre a mídia e o marketing no agronegócio. Um estúdio foi montado no meio do Pavilhão Multiuso e recebeu personalidades da comunicação, da política e do agronegócio para entrevistas ao vivo, com transmissão do g1.
O sócio da Agroven, empresa parceira da TecnoAgro 2024, Bernardo Costa, também participou do Videocast. Ao g1, ele destacou a importância da iniciativa para o compartilhamento de conhecimentos sobre o agronegócio para o pequeno, o médio e o grande produtor.
As empresas que têm a inovação tecnológica não estão procurando só o topo da cadeia, porque isso é um pedaço pequeno. O que estão procurando é quem realmente pode abarcar o universo maior do agro, que são os pequenos e médios. Eu acho que é uma contradição o pequeno e médio produtor entender que essa tecnologia é muito inovadora, que ela não é para mim. Muito pelo contrário. É justamente por você ser um pequeno e médio produtor que estão criando essas soluções para encapsular isso e entregar da maneira mais simples possível, reforçou.
TecnoAgro 2024: painel sobre insumos biológicos
Luís Fellipe Borges/g1
Espaço Inovação
Outra atração do TecnoAgro foi o Espaço Inovação, que reuniu dez startups do Triângulo Mineiro que apresentam soluções para o agronegócio. Participaram da mostra as empresas AgroForte, iCrop, Abundance Brasil, Granto Seguros, iRancho, Biota, Sensix, SiloReal, Manejo Remoto by AIRed e Grão Direto.
O Head de Inovação e Venture Capital do Grupo Integração, Thiago do Valle, destacou a presença das startups no TecnoAgro e afirmou que, para o sucesso do agronegócio sustentável, é preciso pensar cada vez mais na eficiência dos processos.
Nós trouxemos startups com uma tecnologia e uma disrupção, uma quebra do mercado tradicional, do modelo de negócio, que é acessível tanto para o grande, para o médio ou o pequeno agricultor que tem uma limitação maior de investimento. Estamos trazendo uma tecnologia acessível, de acesso a todos e de fácil aplicação, disse.
Visibilidade para para o pequeno produtor
O pequeno produtor e a agricultura familiar também tiveram espaço no TecnoAgro. Uma feira promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) levou dez produtores rurais para expor e vender produtos tipicamente mineiros, como queijos e doces, além de outros quitutes e peças de artesanato.
TecnoAgro 2024: Feira de agricultura familiar
Luís Fellipe Borges/g1
A coordenadora regional da Emater Uberaba, Regina Célia Marins, destacou o sucesso da iniciativa no TecnoAgro e em outros eventos do agronegócio no estado.
Todos os produtos aqui na feira são oriundos do trabalho do dia-a-dia dos produtores. A matéria-prima produzida no seu local de trabalho, na sua propriedade, agregando valor, comercializando. E é nesse momento que a gente oportuniza para o produtor esse momento de comercializar os seus produtos. Divulgação, que é importante, e a comercialização dos seus produtos, explicou.
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu