Treinador tem modificado a equipe titular a cada partida e, segundo ele, faz parte da estratégia conforme o adversário A seis jogos do fim da temporada, o Grêmio ainda não tem um time titular definido. Por lesões, desgastes, suspensões ou simplesmente estratégia, Renato Portaluppi repetiu a escalação em apenas quatro partidas, das 61 disputadas em 2024. Porém, nenhuma delas no Campeonato Brasileiro.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
Renato Portaluppi falou sobre o Grêmio estar ou não jogando um bom futebol
Leia também:
+ Renato demonstra preocupação com avanço das SAFs
Em pleno mês de novembro, reta final de temporada, é difícil dizer o time ideal do Tricolor. Mas a verdade é que talvez nem o próprio treinador tenha uma nominata definida.
A cada jogo, Renato modifica uma peça ou outra e, muitas vezes, muda também o desenho tático da equipe. Nesses jogos finais do Brasileirão, a explicação do comandante é que tem montado o time conforme o adversário.
Renato Portaluppi técnico Grêmio treino jogadores
Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Nas últimas entrevistas coletivas, o técnico gremista tem dito que, neste momento do ano, pouco importa o desempenho, mas sim os pontos somados. A comissão prepara uma estratégia diferente baseada no estilo de jogo do adversário.
– O mais importante é que eu não me acomodo a um esquema. Temos mais tempo de treino e posso testar outros esquemas. Dependendo do adversário, escolho o esquema. Tenho reinventado o Grêmio em alguns esquemas diferentes e tenho gostado. Alguns erros nossos é porque não temos três semanas para ficar testando. Já tinha falado para o grupo que dependendo do que precisar, vou mudar a equipe. É para o bem de todos, para buscar os pontos necessários e ver onde podemos chegar no campeonato – explicou o treinador.
Mas isso não é de agora. Ao longo de todo 2024, Renato colocou em campo a mesma escalação em apenas quatro jogos. Foram dois duelos do Campeonato Gaúcho e dois da Conmebol Libertadores.
Renato e o auxiliar Marcelo Salles em treino do Grêmio
Lucas Uebel/Grêmio
10/03 - Grêmio 2x0 Brasil de Pelotas, quartas de final do Gauchão
16/03 - Caxias 1x2 Grêmio, ida da semifinal do Gauchão
Escalação: Caíque; João Pedro, Geromel, Kannemann e Mayk; Villasanti, Pepê, Cristaldo, Pavon e Gustavo Nunes; Diego Costa.
29/05 - Grêmio 4x0 The Strongest, fase de grupos da Libertadores
04/06 - Huachipato 0x1 Grêmio, fase de grupos da Libertadores
Escalação: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Dodi, Pepê, Cristaldo, Galdino e Soteldo; Diego Costa.
No Gauchão, em março, foi a única vez que o técnico escalou a mesma equipe em sequência, quando teve seis dias de intervalo entre as partidas. Entre os dois duelos da Libertadores, o Grêmio encarou o Bragantino, pelo Brasileiro, com reservas.
Nas 32 rodadas do Brasileirão, Renato nunca escalou o mesmo time. No elenco gremista, Cristaldo é quem mais entrou em campo pela competição neste ano, com 29 jogos.
Pontinho para comemorar, diz Queki sobre empate do Grêmio | A Voz da Torcida
Restam seis jogos para o fim da temporada e o Grêmio é 11º colocado, com 39 pontos, cinco à frente do Athletico-PR, primeiro time na zona de rebaixamento. O principal objetivo do clube no momento é atingir os 45 pontos e garantir uma vaga na Copa Sul-Americana.
Já falei que o Grêmio não tem que jogar bonito no campeonato. Vejo três equipes jogando futebol no Brasil. Na situação que o Grêmio se encontra, precisamos de pontos. Entre jogar bem e ter pontos, prefiro os pontos.
Na tarde desta segunda-feira, o elenco gremista se reapresenta no CT Luiz Carvalho para Renato Portaluppi iniciar a preparação para o duelo diante do Palmeiras. O Grêmio visita a equipe paulista na próxima sexta, às 21h30, pela 33ª rodada do Brasileirão.
*Colaborou Andressa Mendes
🎧 Ouça o podcast ge Grêmio 🎧
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV