Divulgação/Notícias ao MinutoJordan Duncan, de 29 anos, que se declarou culpado em junho de ter fabricado ilegalmente uma espingarda, foi condenado por um tribunal da Carolina do Norte (sudeste).
O réu fazia parte de um grupo de cinco homens, incluindo três ex-fuzileiros, condenados a penas de nove meses a 10 anos de prisão por um ataque planeado contra infraestruturas elétricas.
"Levámos agora à justiça todos os cinco arguidos envolvidos numa autodenominada 'SS dos tempos modernos' que conspirou, preparou e treinou para um ataque às infraestruturas elétricas da América em nome de uma ideologia violenta de supremacia branca", sublinhou num comunicado o procurador-geral dos EUA, Merrick Garland.
"Não há lugar para o ódio na América", respondeu o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, também citado no texto.
Durante vários anos, entre 2017 e 2020, os membros do grupo prepararam o seu ataque equipando-se com armas, recolhendo documentação e formação, nomeadamente através de exercícios com munições reais em Idaho (noroeste), segundo documentos judiciais.
Durante a detenção de um deles, em outubro de 2020, foi encontrada uma lista manuscrita de cerca de 10 locais em Idaho e nos estados vizinhos, disseram as autoridades judiciais.
Leia Também: Número de republicanos a votar antecipadamente nos EUA bate recordes