Geral
Vem aí a 6ª edição do Festival Esquina do Mundo que acontece dos dias 01 a 16 de novembro de 2024 e o tema escolhido para esse ano foi “Gastronomia que Acolhe”, essa temática foi escolhida pelo motivo de que Arraial d’Ajuda foi eleito, através do site especializado Booking.com, como o destino mais acolhedor do mundo.
O festival é uma realização da Abrasel Costa do Descobrimento com correalização da Prefeitura de Porto Seguro juntamente com o Senac e o Sebrae, conta também com patrocínio da Veracel Celulose e Cerveja Estrela Galícia. A proposta do festival é de que os estabelecimentos criem pratos que vão além dos sabores e despertem memórias únicas numa atmosfera onde todos se sentem bem-vindos e representados, é o acolhimento e afeto em forma de comida.
No total serão 6 categorias, divididas em: Prato Principal, Petiscos, Lanches e Pizzas, Sobremesas e Sorvetes, Drinks e uma nova categoria Café da Manhã, para que se possa abranger a reconhecida e premiada hospitalidade dos hotéis locais. O evento é destinado para Restaurantes; Cabanas de Praia; Hotéis e Pousadas; Mercados e Panificadoras; e outros empreendimentos do setor alimentício e promoverá oportunidades de relacionamentos e novos negócios.
E para dar início às atividades do festival, acontece no dia 30 de outubro a partir das 18h, no Restaurante Uiki em Arraial d’Ajuda o evento de abertura já teve sua primeira atração divulgada, o Chef Rapha Vasconcelos que promete ser uma explosão de ideias gastronômicas, e não é por menos, pois Rapha é reconhecido por sua identidade inovadora na gastronomia. O pernambucano que iniciou sua carreira como publicitário, não demorou muito na área, e logo foi fisgado pela gastronomia. Ele tem uma relação completamente familiar e afetiva com a comida, já que durante toda sua infância a culinária sempre esteve presente.
Essa herança e vínculo com a culinária vem de sua avó, que passou para sua mãe, e na sequência para ele, essa questão familiar foi decisiva para que o ex-publicitário pudesse entrar pelos caminhos da gastronomia. A partir daí, resolveu buscar o conhecimento na Faculdade de Gastronomia Senac Pernambuco, além de diversos cursos de extensão na Escola de Gastronomia do Chef Laurent Suaudeau.
Em busca de conceito e requinte para suas criações, o Chef Rapha Vasconcelos ainda fez mais cursos e alguns deles, fora do Brasil. Já tem 9 anos, desde que fez a transição de carreira, quando resolveu se dedicar totalmente à culinária. Nesse tempo já́ assinou mais de 70 casas como Consultor Gastronômico, nos mais diversos estados, além de ser proprietário de um Buffet autoral, tendo em sua bagagem mais de 2.000 eventos realizados em todo Brasil. Atualmente está à frente do Moendo na Laje, restaurante mais badalado de Recife, trazendo toda identidade e bagagem para sua cozinha.
O evento de abertura apresentará com o Chef Rapha Vasconcelos uma gastronomia cheia de afeto, inovadora e totalmente fora da caixa. Mais informações e a programação do evento estão nas redes sociais do festival @festivalesquinadomundo.
Link curto:
TÓPICOS:
Bahia