Diretoria do time bicolor havia solicitado a íntegra das gravações um dia após a partida pela 32ª rodada da Série B do Brasileiro A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira, dia 22, os áudios de análises do VAR em lances polêmicos na partida entre Operário-PR e Paysandu que ocorreu no último domingo, dia 20, pela 32ª rodada da Série B do Brasileiro.
A diretoria do time bicolor havia solicitado a íntegra das gravações por alegar que o Paysandu foi prejudicado em dois lances: no primeiro tempo, houve um pedido de pênalti em Borasi, que teria sido derrubado por Joseph, fora da disputa de bola. E após o intervalo, a reclamação foi do pênalti marcado para o Operário-PR, de Bryan Borges em Rodrigo Rodrigues, que demorou quatro minutos para ser confirmado pela arbitragem do jogo.
CBF divulga áudios de análises do VAR em lances polêmicos de Operário-PR e Paysandu
Reprodução / CBF
A arbitragem do jogo considerou o primeiro lance normal, justificando que o jogador do Operário-PR estava postado na posição e o jogador bicolor procurou o contato. Já a segunda jogada, que gerou mais polêmica, precisou de mais tempo e diálogo para ser decidida.
Veja mais:
+ Robinho comemora sequência no time titular e marca de 50 jogos pelo Paysandu: “Uma honra”
+ Ruan Ribeiro comemora gol contra Operário-PR: “Fiz a corrida sabendo que a bola chegaria
+ Quintana acredita que Paysandu poderia ter sido mais ofensivo no 2° tempo contra o Operário-PR
Aos seis minutos da segunda etapa, o atacante Rodrigo Rodrigues, do Operário, caiu após luta por espaço com o lateral-direito Bryan Borges, do Paysandu, o árbitro central Lucas Guimarães Rechatiko Horn (RS) mandou seguir, mas não autorizou a reposição da bola em jogo a pedido do VAR, comandado por Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE).
O responsável por comandar a sala do VAR pediu para checar outros ângulos do lance e concluiu que o atacante do Fantasma toca primeiro na bola e depois é tocado pelo defensor bicolor e ocorre um “trança a perna”, que impede a ação de Rodrigo Rodrigues e conversa com o assistente do VAR, Clovis Amaral da Silva (PE), sobre a interpretação que teve.
A partir disso, o árbitro Lucas Guimarães é chamado à beira do gramado para conferir o lance. A jogada é analisada por diferentes ângulos e velocidades até que o árbitro central é convencido pelo VAR, Gilberto Rodrigues, de que o pênalti ocorreu.
Quatro minutos após o início da análise a decisão final foi de penalidade, considerando falta de Bryan Borges em Rodrigo Rodrigues. Aos 13 minutos, o Operário-PR converteu a cobrança com Maxwell e garantiu o 1 a 1, placar final da partida.
Operário-PR 1 x 1 Paysandu | melhores momentos | 32ª rodada | Série B 2024
O Paysandu volta a campo nesta quarta-feira, dia 23, quando enfrenta o Coritiba, às 19h30, no Estádio da Curuzu, pela 33ª rodada da Série B do Brasileiro. O ge acompanha todos os lances em Tempo Real.
*Luiz Gustavo, sob supervisão de Nicksson Melo.
Veja vídeos sobre o Paysandu