Só nesta segunda-feira (14), equipes dos Bombeiros foram acionados para duas ocorrências em diferentes locais do município da Baixada Fluminense. No final de setembro, uma moradora do bairro Pilar relatou que seu cachorro morreu depois de um ataque no quintal de sua casa. Enxame de abelhas ataca moradores e comerciantes em Duque de Caxias
Moradores de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, estão assustados com os frequentes ataques de enxames de abelhas em diferentes pontos do município nos últimos dias.
Nesta segunda-feira (14), vídeos gravados no bairro Jardim Primavera e perto da Prefeitura de Duque de Caxias mostram uma quantidade grande de abelhas invadindo uma loja e um cartório.
As imagens também mostram moradores e comerciantes do bairro sendo atacados. Um homem precisou ser levado para o hospital, onde foi atendido e liberado.
Um dos ataques aconteceu na Praça Roberto Silveira, no bairro 25 de Agosto, por volta das 12h. Pedro Ferreira, que trabalha em um bar da região contou como foi o ataque e o susto que passou.
Eu cheguei pra trabalhar quase 12h. Quando eu cheguei as abelhas vieram todas para cima de mim. Estou todo inchado. Elas me picaram nos braços, pernas e no pescoço. Foi um desespero total. Eu até quebrei meus óculos, a armação, contou Pedro.
Minhas colegas de trabalho me ajudaram, jogaram um balde de água em cima de mim e foi ai que eu consegui sair fora. Até então foi um sufoco e desespero total, afirmou o trabalhador.
Cachorro morto em ataque
No final do mês de setembro, um outro ataque de abelhas no município terminou com a morte de um cachorro. Na ocasião, a invasão aconteceu no bairro do Pilar, região que fica a 14 km de distância de onde foi registrado os ataques desta segunda-feira.
Abelhas encontradas em Duque de Caxias preocupam moradores
Ana Cláudia Silva
No bairro, os relatos são constantes. Em um dos casos, o terreno onde mora a comerciante Ana Cláudia da Silva foi alvo das abelhas.
Na ocasião, o marido dela, Damião, foi atacado quando saiu no quintal de casa. Damião levou várias picadas nos braços e nas costas e precisou ser atendido na Upa do bairro.
Ele levou várias picadas e uma delas foi no braço, que ficou muito vermelho e quente. Ele precisou ir no hospital tomar injeção. Só depois que melhorou, contou Ana Cláudia.
Damião, morador do bairro Pilar, em Duque de Caxias, foi atacado pelas abelhas.
Ana Cláudia Silva
O ataque das abelhas no terreno da família ainda provocou a morte do cachorro deles.
O nosso cachorro era forte. Ele também foi atacado e ficou mal e com a respiração muito forte. A gente levou ele para outra área do terreno, mas não deu meia hora e ele morreu, contou Cláudia.
Cachorro foi morto por ataque de abelhas
Ana Cláudia Silva
Segundo a comerciante, os ataques são frequentes no bairro. Ela e os vizinhos já tentaram fazer contato com os bombeiros, mas nunca tiveram retorno.
A gente fica com muito medo. Eu estou até evitando passar na parte do terreno onde elas atacaram o Damião. E não é só aqui. Os vizinhos também já foram atacados, umas pessoas que passaram aqui de bicicleta também, disse.
O medo maior é elas picarem uma criança. Não sei o que pode acontecer, alertou Cláudia.
O que dizem os bombeiros
O Corpo de Bombeiros informou que equipes foram acionadas para duas ocorrências de enxames de insetos em Duque de Caxias nesta segunda-feira (14).
Segundo a corporação, houve um acionamento às 12h43 para uma ocorrência de enxame de abelhas na Praça Roberto Silveira, número 11, ao lado da Prefeitura de Duque de Caxias.
A área foi isolada para o trabalho dos agentes.
Os bombeiros também informaram que foram acionados às 14h27 para uma ocorrência de combate a enxame de vespa ou marimbondo na rua Eneida Santos, número 15, no bairro São Bento.