Maioria das cidades da região deve ter chuva significativa a partir desta sexta-feira (11), após longo período de seca. Previsão de chuva para a região
Fábio Gomes/g1
Uma combinação de sistemas meteorológicos pode provocar chuvas fortes e significativas na região do Vale do Paraíba a partir desta sexta-feira (11), após uma longa sequência de dias secos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo o Clima Tempo, portal especializado em meteorologia, dois fatores são responsáveis por fazer as chuvas significativas voltarem à previsão do tempo na região:
a atuação de um cavado (corrente de vento no céu que ajuda a formar as nuvens de tempestade)
a passagem de duas frentes frias - uma que se formou ainda na quarta-feira (9) e outra que deve começar se formar e avançar nesta sexta-feira (11)
Por conta disso, os temporais devem atingir principalmente a região Sudeste e Sul do país, incluindo o Vale do Paraíba - nesta semana, a Defesa Civil chegou a emitir um alerta para a possibilidade de tempestades com raios e fortes rajadas de vento na região.
A frente fria associado ao cavado vai ajudar a espalhar a chuva pela região - em Aparecida, onde milhares de fiéis estarão reunidos durante o fim de semana - há previsão de chover 15 milímetros no sábado, data em que será celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida.
“Estados como São Paulo, Rio De Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, que sofriam com a escassez de chuva desde meados de abril, agora começam a ver um alívio nas condições climáticas. Durante mais de 150 dias, várias regiões, como Minas Gerais e boa parte do interior paulista, enfrentaram baixíssimos níveis de umidade do ar e pouquíssima precipitação, agravando o calor e os transtornos climáticos. No entanto, um conjunto de sistemas meteorológicos veio para quebrar esse padrão e trazer alívio à população”, informou o portal Clima Tempo.
A previsão é que a condição se mantenha até ao menos o domingo (13). Mesmo com chuva, o tempo continuará abafado, com possibilidade de as temperaturas chegarem à casa dos 30°C na maioria das cidades da região.
VEJA TAMBÉM:
Orientações de cuidados ao fazer romaria durante tempestades e em dias de calor
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina