Geral

Sorveterias investem em picolés para pets

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

10/10/2024 por Redação

Veterinário alerta sobre ingredientes permitidos para cães e gatos. Animais não podem consumir os mesmo alimentos que os humanos, segundo especialista. Algumas sorveterias de Itapetininga (SP) começaram a produzir picolés com ingredientes permitidos aos pets. Pets podem tomar sorvetes, porém, precisam sorvetes ser feitos com receita exclusiva para animais, segundo veterinário
Gelato Santoni/Divulgação
É difícil resistir quando os pets lançam o olhar do personagem Gato de Botas ao verem alguma alguma coisa que parece apetitosa. Mas nem sempre o que os humanos comem pode ser consumido pelos amiguinhos de quatro patas.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Pensando em alternativas para que humanos e pets compartilhem uma refeição, sorveterias de Itapetininga, no interior de São Paulo, criaram picolés nutritivos, com ingredientes permitidos para o consumo de animais. Desta forma, quando o dono for tomar um sorvete, seu pet também vai poder se refrescar com uma opção adequada para ele, ainda mais nestes dias de calor na região.
O g1 também conversou com um veterinário de Itapetininga, que relatou quais são as frutas e legumes recomendados para consumo dos animais.
🐾 Formato de pata
O empresário Valdemir Proença, de Itapetininga, decidiu investir em picolés para pets a partir do amor que ele e a família têm pelos animais. Afinal, segundo o empresário, os animais também merecem se refrescar.
Sorvetes para pet mais pedidos na sorveteria de Valdemir, em Itapetininga (SP), são os de banana
Gelato Santoni/Divulgação
Atualmente produzimos picolés de banana e laranja. O preferido deles é o de banana.,Todos gostam de lamber até o final. A procura é razoável, sempre que algum cliente está com seu pet, pergunta da disponibilidade do produto, conta.
Produzidos excepcionalmente na primavera e no verão, os picolés da sorveteria de Valdemir são vendidos em formato de patas, feitos sem conservantes, sem corantes, sem gordura, sem lactose e sem açúcar, sendo 100% fruta e fibras alimentares, que segundo o empresário, são indicadas por veterinários.
Valdemir Proença é engenheiro civil e tem uma sorveteria onde elabora todas as receitas, em Itapetininga (SP)
Valdemir Proença/Arquivo pessoal
🍦 A base de iogurte sem lactose
O sorveteiro e empresário Cláudio José da Silva, também de Itapetininga, percebeu a necessidade de criar um sorvete para pets, pois seu espaço é pet friendly - permite a entrada de animais - e muitos donos vinham tomar sorvete e deixavam seus cães experimentarem os tradicionais, o que pode ser perigoso para a saúde deles.
Ao longo do nossos anos de loja, percebíamos que os clientes iam com os cães e os clientes davam os sorvetes normais para os cães, e neles vão açúcar. Os principais ingredientes do nosso sorvete pet é iogurte sem lactose, frutas e água de coco, explica Cláudio.
Sorveteria investe em picolés permitidos para pets em Itapetininga (SP)
Gelato Delizie/Divulgação
O sorveteiro também conta que, no início, os clientes compravam o picolé por curiosidade, mas depois que os animais provaram e aceitaram os sabores, começaram a comprar com frequência, principalmente as épocas de calor.
As receitas são indicadas para cães e gatos. Aquestão que os gatos tem um paladar mais refinado, dificilmente aceitam. Agora pelos cães tem uma aprovação maior, finaliza o sorveteiro.
Cláudio José da Silva é empresário e tem uma sorveteria com a esposa Mirian Cotafava dos Santos, em Itapetininga (SP)
Cláudio José da Silva/Arquivo pessoal
🍌Ingredientes permitidos
Ao g1, a veterinária Yasmin Harumi conta que alguns alimentos não são recomendados para o consumo dos animais, pois algumas substâncias podem ser tóxicas para eles, causando problemas gastrointestinais.
Temos que tomar muito cuidado para oferecer alimentos humanos aos pets. Eles podem comer maçãs, bananas, melancia, morango, sem casca e sem semente de preferência. Mas é sempre bom consultar seu médico veterinário de confiança, explica.
Legumes como abobrinha, cenoura, brócolis e chuchu, cozidos de preferência, também são permitidos para a alimentação de cães e gatos, entretanto, a veterinária acrescenta que estes alimentos e frutas, por mais que sejam permitidos, não devem ser consumidos em excesso.
Pets podem condumir frutas e legumes, porém, sem excesso, diz veterinária Yasmin Harumi de Itapetininga (SP)
Yasmin Harumi/Arquivo pessoal
* Colaborou sob a supervisão de Carla Monteiro
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu