Ninguém ficou ferido. As vigas de sustentação e apoio das passarelas e flutuantes foram danificadas com a variação das marés na Estação Praça da República, em Santos. Um flutuante terceirizado foi contratado e está sendo instalado. Muitos moradores optaram por substituir as barcas pela catraia
Thais Rozo/TV Tribuna
Um flutuante cedeu na Estação da Praça da República, que realiza a travessia de barcas entre Santos e Vicente de Carvalho, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Com isso, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de SP (Semil) preciso interditar a travessia nesta terça-feira (8). A interrupção foi prorrogada por 60 dias, nesta quarta-feira, e só deve voltar a operar em dezembro. Durante esse período, um flutuante provisório ficará à disposição dos usuários.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Por meio do Departamento Hidroviário (DH), a Semil informou que as vigas de sustentação e apoio das passarelas e flutuantes – plataformas de acesso dos usuários à barca – foram danificadas com a variação das marés na Estação Praça da República.
O secretário-executivo da pasta, Anderson Oliveira, disse na manhã desta quarta-feira (9) que o flutuante cedeu na Estação da Praça da República. Por uma questão de maré e fluxo, enfim, engenharia, de fato a estrutura [flutuante] cedeu um pouco mais do que estava previsto e foi necessário fazer essa paralisação emergencial, disse.
Terminal de passageiros das travessias de barcas é interditado por problemas técnicos
De acordo com a Semil, com o objetivo de reduzir o impacto à população, um flutuante terceirizado foi alugado para operar ao lado do que sofreu danos, com as mesmas embarcações disponíveis para operação.
Até que a Estação seja reaberta, o embarque e desembarque das balsas se dará pelo flutuante provisório. Segundo ele, a estrutura começa a operar assim que todas as liberações forem feitas. Nesta quarta-feira, a pasta está em tratativas com a Marinha do Brasil e a Autoridade Portuária de Santos (APS) sobre o início do funcionamento do flutuante temporário.
Estação em obras
Secretário acompanha operação de instalação do flutuante provisório
Silvio Luiz/Jornal A Tribuna
Oliveira ressaltou que a Estação da Praça da República está passando por obras de revitalização há cerca de um ano, com previsão de término em janeiro de 2025. Já existia uma previsão de interdição em 28 de outubro, mas os planos foram adiantados devido à situação estrutural desfavorável.
As obras fazem parte de um programa de modernização das travessias litorâneas, totalizando um investimento de R$ 5,5 milhões do Governo de São Paulo. As melhorias incluem a impermeabilização de paredes, cobertura e pisos e recuperação dos revestimentos das paredes.
A gente tem mantido o fluxo de passageiros durante esse um ano [de forma] concomitante à obra [...] A chegada desse [novo] flutuante seria também feita de tal forma que não fosse necessário fechar a estação como foi feito ontem, explicou o secretário em entrevista à TV Tribuna.
Quais as alternativas?
Travessia de barcas entre Santos e Vicente de Carvalho é interditada para obras emergenciais
Daniel Rodrigues/A Tribuna Jornal
Como alternativa até que o flutuante provisório fique pronto, a Semil indicou que os usuários realizem o embarque e desembarque, de forma gratuita, nas mesmas embarcações de pedestres e ciclistas que operam no atracadouro misto (trajeto Santos/Guarujá). Os usuários serão transportados em áreas destinadas exclusivamente a pedestres (veja os endereços abaixo).
Outra opção de travessia, ao lado da Praça da República, está em fase final de viabilização. Segundo a Semil, ela garantirá o menor impacto possível à população que utiliza o serviço.
Locais para travessia:
Santos: Praça Gago Coutinho, 525, na Ponta da Praia
Guarujá: Av. Ademar de Barros, 3.300, na Vila Ligya
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos