Procedimento faz parte da preparação de equipamentos para a votação do dia 6 de outubro, e inclui a inserção dos programas e sistemas oficiais e lacre das urnas. TRE preparou urnas que serão utilizadas na 1ª e 9ª zona eleitoral do Acre
Reprodução/Rede Amazônica Acre
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) organizou nessa sexta-feira (27) a cerimônia de preparação das 1.276 urnas que serão utilizadas nas seções eleitorais das 1ª e 9ª zonas eleitorais, que compreendem, Rio Branco, Porto Acre e Bujari.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A sala de depósitos do tribunal foi o local da cerimônia de preparação dos equipamentos. Esse procedimento consiste em inserir os programas e sistemas oficiais e, principalmente, os dados dos candidatos e eleitores, como nome, número, partido e coligação, além da foto. Também são inseridas as chamadas mídias de resultado que armazenam os votos de cada eleitor.
Após esse passo, o equipamento é conferido e o seu funcionamento é atestado. Se tudo estiver conforme o previsto, a urna recebe o lacre de segurança assinado pelo juiz eleitoral.
PESQUISAS: Veja os dados completos das pesquisas eleitorais em Rio Branco
ELEIÇÕES 2024: Acompanhe a cobertura completa das eleições no Acre
JOGO ELEITORAL: Clique aqui para jogar
A urna de cada seção recebe dados específicos dos eleitores daquele local. Para essa cerimônia, foram convidados representantes da OAB, do Ministério Público, das coligações dos partidos e os juízes eleitorais. O presidente do TRE, desembargador Júnior Alberto, acompanhou os trabalhos.
“Tudo é feito sob fiscalização dos partidos políticos, dos candidatos, da população. A eleição quem faz é a própria população, porque a justiça eleitoral nomeia os mesários dentro de cidadãos idôneos. Então, temos a maior segurança para expressar para a população que a urna eletrônica é o meio mais seguro para se fazer a eleição”, destacou.
TRE inseriu informações de eleitores e candidatos para as Eleições 2024
Reprodução/Rede Amazônica Acre
Nos restantes dos municípios do estado, esse procedimento já foi concluído. Na próxima sexta-feira, dia 4 de outubro, os locais de votação começam a ser organizados.
“Nós temos ainda alguns procedimentos que são feitos com computadores, testes, mas a grosso modo as urnas estão sendo preparadas e permanecerão lacradas sob a responsabilidade dos juízes eleitorais. Somente sairão daqui para serem instaladas no local de votação para uso pelos mesários”, explica Rosana Magalhães, diretora do TRE-AC.
No Acre, 2.183 pessoas se candidataram ao cargo de vereador nos 22 municípios. Prefeitos são 63 candidatos. De acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 612,4 mil cidadãos estão aptos a votar no estado, a maior parte desse público é mulher, cerca de 51%, o que representa mais de 314 mil eleitoras contra pouco mais de 297 mil do eleitorado masculino.
Desses 15.739 são jovens de 16 e 17 anos que tinham a opção do voto facultativo, mas decidiram participar o pleito.
As cidades com mais eleitores são Rio Branco, com 271,5 mil, seguida de Cruzeiro do Sul, com 62,6 mil e Sena Madureira em terceiro, com 30,6 mil pessoas aptas. Rio branco é a única cidade que pode ter segundo turno, já que possui mais de 200 mil eleitores, conforme a exigência do TSE.
Urnas eletrônicas são preparadas para Eleições 2024
Veja na tabela como vai funcionar a Lei Seca nas cidades acreanas:
Lei Seca no Acre
A pena para quem descumprir as regras é de detenção de três meses a um ano e pagamento de 10 a 20 dias-multa. O descumprimento das determinações podem ser punidos conforme o artigo 347 do Código Eleitoral (Lei n. 4.737/65), que define como crime de desobediência a violação dessa norma.
Eleições 2024
A votação no Acre será das 6h às 15h. O primeiro turno acontece no dia 6 de outubro e todas as pessoas que trabalharão para a Justiça Eleitoral, no dia do pleito, precisam chegar aos locais de votação antes do início dos trabalhos.
O TRE-AC, através de uma parceria com a Prefeitura de Rio Branco, vai garantir o transporte de mesários e colaboradores que atuarão nas Eleições Municipais de 2024 e de eleitores com circulação dos ônibus a partir das 3h na capital acreana. Outra novidade é que esse transporte será gratuito até às 15h30.
LEIA TAMBÉM:
O que dizem os planos de governo dos candidatos à prefeitura de Rio Branco
Saiba o que pode e o que não pode durante propagandas eleitorais
Pela regra geral, apenas a capital Rio Branco pode ter segundo turno por ter mais de 200 mil eleitores. Segundo o TSE, poderão votar 612.448 pessoas, um número 9,1% superior ao de 2020, que foi 561.261. Os dados levam em conta a declaração dos eleitores sobre seu gênero ao se inscrever ou atualizar o cadastro na Justiça Eleitoral.
Ainda segundo o balanço, Rio Branco é a cidade com maior número de pessoas aptas a votar, um total de 271.518, seguida por Cruzeiro do Sul, com 62.645, e Sena Madureira, com 30.666.
Documentos válidos para votar:
Carteira de identidade (RG)
Passaporte
Carteira de categoria profissional reconhecida por lei
Certificado de reservista
Carteira de trabalho
Carteira nacional de habilitação (CNH)
e-Título (título de eleitor em meio digital)
O TRE recomenda ainda que os eleitores levem o título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral, mas não é obrigatório. Se preferir, é possível baixar o e-Título, disponível para baixar e na Google Play Store e Apple Store.
As certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.
Reveja os telejornais do Acre