Ações em Barra Bonita (SP) procuram conscientizar novas gerações sobre a importância do rio, com plantas de mudas de árvores para reestabelecer matas ciliares e passeios para observação de fauna e flora. Dia do rio mais importande de SP, o Tietê, é comemorado no próximo domingo
Neste domingo (22) é celebrado o Dia do Rio Tietê, rio mais importante do estado, com atuação desde o transporte de carga até o turismo, em regiões mais interioranas, como Barra Bonita (SP).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
O Rio Tietê nasce em Salesópolis (SP), a 80 km de São Paulo. Ele corre de costas para o mar e segue pela região metropolitana e pelo interior (confira trajeto completo no final da reportagem).
Longe da capital, o Tietê recupera a vitalidade e serve de meio de transporte pela Hidrovia Tietê-Paraná, além de servir como fonte de energia. Porém, dados da Fundação SOS Mata Atlântica mostraram que a mancha de poluição na Bacia Hidrográfica do Rio Tietê aumentou 47 quilômetros e saltou para 207 km de 2023 para 2024.
Dia do Tietê: rio mais importante do estado de SP tem mancha de poluição crescente no interior
TV TEM/Reprodução
É o pior ano desde 2012, quando a marca chegou a 240 km. A poluição torna a água imprópria em 131 km com situação ruim e em 76 km classificados como péssima, o que representa 35,9% dos 576 km monitorados dos 1.100 km de extensão total, desde a nascente, em Salesópolis, até Barra Bonita, no interior do estado. No ano anterior, eram 160 quilômetros de água imprópria, ao todo.
Mancha de poluição no Rio Tietê
Reprodução/g1
Dia do Rio Tietê
Com o propósito de reverter essa situação, o “Dia do Rio Tietê” foi instituído. Ele é celebrado principalmente nas cidades que têm uma economia dependente do rio, como Barra Bonita.
Durante as comemorações, as crianças das escolas municipais e estaduais da cidade tiveram a oportunidade de participar de passeios de barco pelo rio, apreciando a fauna e flora.
Dia do Tietê: rio mais importante do estado de SP tem mancha de poluição crescente no interior
TV TEM/Reprodução
Além dos passeios, o final de semana também contou com o plantio de mudas nativas nas margens do Tietê, que visa restaurar o ecossistema local e aumentar a cobertura vegetal.
Para Janaina Cescato, presidente da ONG Mãe Natureza, as atividades realizadas na data devem acontecer para conscientizar as novas gerações para reverter o cenário de poluição do rio.
“É muito importante a conscientização. O Rio Tietê é nosso maior patrimônio ecológico, ambiental, principalmente de Barra Bonita, que é uma estância turística, e um rio muito importante para todo o território nacional, para o estado de São Paulo. Então é muito importante essa conscientização para que as crianças entendam as mudanças climáticas, as queimadas que estão acontecendo, toda essa escassez hídrica que a gente está sofrendo e a poluição também”, disse a presidente em entrevista à TV TEM.
Mancha de poluição no Rio Tietê
Reprodução/g1
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista: