Geral

Associação Comunitária do Bairro Salvação é palco do 1° Desfile Moda de Resistência Afroindígena

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

13/09/2024 por Redação

A moda de resistência afroindígena não se resume apenas a vestuário, é uma poderosa forma de expressão cultural que celebra a ancestralidade. Oficina de moda afroindígena realizada em Santarém
Divulgação
Já é nesta sexta-feira (14), o 1° Desfile Moda de Resistência Afroindígena. O evento acontecerá na Associação Comunitária Salvação, em Santarém, oeste do Pará, a partir das 19h.O objetivo é divulgar o resultado das oficinas de moda afroindígena, realizadas em três etapas com a fomentação de conhecimento, além da valorização da arte e cultura.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Quem assina a organização é o proponente do projeto, Ernandes Nascimento e na produção executiva do evento é de Márcia Corrêa.
Oficina de turbantes
Divulgação
Este projeto extraordinário visa valorizar e dar visibilidade às ricas culturas afro e indígenas, promovendo a diversidade através da moda. O projeto não só resgata técnicas ancestrais de confecção, mas também cria um espaço para o diálogo e a troca cultural, celebrando nossas raízes e promovendo o respeito às tradições. A moda de resistência afroindígena não se resume apenas a vestuário, ela é uma poderosa forma de expressão cultural que celebra a ancestralidade, a história e a luta por reconhecimento e direitos, ressaltou Ernandes Nascimento.
O projeto foi contemplado com recursos do edital nº 005/2023-Semc - projetos culturais e demais áreas (Lei Paulo Gustavo) e conta com apoio direto da Secretaria Municipal de Cultura de Santarém, Ministério da Cultura, Governo Federal, Ponto de Cultura Espaço Kauré, Arandu Produtora, Flexa Produções e Assessoria e Associação Comunitária do Bairro Salvação.
Oficina de grafismo indígena
Divulgação
Programação paralela
Além do 1° desfile Moda de Resistência Afroindígena, no mesmo local será realizada a Feira Gastronômica Puxirum Criativo e o Projeto Curta na Praça.
A abertura da programação será às 16h. A partir das 16h30, começa a exposição de artesanato, venda de iguarias e brechó.
De 18h às 20h, acontece o Puxirum Gastronômico, com exposição de uma gastronomia sustentável. E às 19h30 será a vez do Projeto Curta na Praça, com exibição do curta-metragem “Mãe Vira Porca” (2021).
Pra quem gosta de boa música, às 20h30 haverá apresentação musical do cantor Marcos Abraão.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu