Três helicópteros são usados para apagar chamas em Bananal, Bom Jesus dos Perdões e São Luiz do Paraitinga. Também há fogo em Campos do Jordão e São José do Barreiro. Helicóptero é usado para combater fogo na Serra da Bocaina
Três helicópteros reforçam a operação de combate a incêndios nas cidades do Vale do Paraíba e região bragantina - veja vídeo acima. Cinco dos 15 focos de incêndios ativos no estado de São Paulo nesta quinta-feira (12) ficam na região:
Bananal
Bom Jesus dos Perdões
Campos do Jordão
Silveiras
São Luiz do Paraitinga
Além dos cinco na região, há três na região de Franca, dois em Araçatuba, dois em Campinas, além de um na região de Araraquara, Guarulhos e Osasco.
Segundo a Defesa Civil, as regiões mais críticas contam com o apoio aéreo para auxiliar no combate às chamas. Na região, até às 11h45, o apoio era usado em Bananal, Bom Jesus dos Perdões e São Luiz do Paraitinga.
Caso haja necessidade, outras aeronaves podem ser empregadas na operação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Diversos incêndios atingem a região
Bananal
As equipes continuam nesta quinta-feira (12) no combate ao fogo em área de vegetação próxima à Serra da Bocaina, em Bananal. Um helicóptero da PM dá apoio na ação, com lançamento de baldes de água nas áreas atingidas.
São pelo menos 15 focos de incêndio em áreas de difícil acesso. Segundo os Bombeiros, uma área de 150 hectares - equivalente a mais de 200 campos de futebol - foi queimada.
Helicóptero usado no combate ao fogo em Bananal
TV Vanguarda/Reprodução
As chamas começaram na tarde desta quarta (11). De acordo com a Defesa Civil do município, ainda não é possível dimensionar o total da área atingida pelas chamas. O fogo atingiu a vegetação natural e uma área de preservação permanente.
A Defesa Civil informou ainda que as causas do incêndio são desconhecidas e que uma casa precisou ser interditada preventivamente, por estar próxima ao local das chamas. Uma pessoa precisou ser levada à casa de parentes e não há vítimas.
Incêndio atinge área de vegetação natural em Bananal, SP
Reprodução
Bom Jesus dos Perdões
Na cidade de Bom Jesus dos Perdões, o foco continua ativo na região do Parque Estadual Itapetinga. O combate ao fogo, que começou no dia 3 de setembro, já está na segunda semana.
Segundo a última atualização da Defesa Civil, o fogo estava em um local bem afastado em meio à mata e, por isso, as equipes tinham dificuldade para chegar ao foco do incêndio pela terra. O helicóptero do Águia é usado na ocorrência para combater o fogo pelo ar.
Helicóptero da Polícia Militar reforça combate ao fogo em Bom Jesus dos Perdões
Campos do Jordão
Em Campos do Jordão, as chamas atingem uma área de vegetação. A Defesa Civil informou que será feita uma avaliação da situação atual no local para a utilização de aeronave no combate às chamas.
O órgão informou que as ações de combate aconteceram durante toda a madrugada desta quinta-feira (12) e que as equipes continuam mobilizadas para conter o incêndio.
Bombeiros atuam no combate às chamas em Campos do Jordão
São José do Barreiro e Silveiras
As chamas em São José do Barreiro e Silveiras tiveram diminuição nesta quinta-feira. A Defesa Civil explicou que os focos diminuíram ainda durante a noite e que não existe risco de as chamas atingirem casas próximas ao local.
No entanto, ainda pela manhã, equipes do órgão e Corpo de Bombeiros seguiam no combate ao fogo. Não há informações de vítimas.
São Luiz do Paraitinga
Em São Luiz do Paraitinga, o fogo atinge uma área rural, localizada no bairro Caeté. Segundo a Defesa Civil, o local é uma área de plantação de eucalipto e vegetação natural.
O órgão estima que a área atingida seja de 130 hectares, equivalente a 182 campos de futebol. As chamas começaram na tarde desta quarta-feira (11). Ainda segundo a Defesa Civil municipal, a suspeita é de que elas tenham começado em uma propriedade particular.
Equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil foram acionadas e atuaram no combate ao fogo, que foi controlado ainda na noite de quarta. Brigadistas do Núcleo Santa Virginia também auxiliaram no trabalho para evitar que as chamas chegassem ao parque ambiental.
Incêndio em São Luiz do Paraitinga
Laurene Santos/TV Vanguarda
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Diversos incêndios atingem a região