Esporte

Chance em seleção "saudosista e raiz" faz promessas de Lucélia sonharem com futuro no futsal

globoesporte.com - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

12/09/2024 por Redação

Kauã e Ryan falam sobre chamado para jogar mundial na Espanha, em disputa do futebol de salão Uma convocação para uma seleção um pouco mais distante dos holofotes alcançou duas jovens promessas de Lucélia nas quadras de futsal. A oportunidade é encarada como grande chance e impulso para o sonho de ser atleta profissional na modalidade.
Kauã Porto e Ryan estão dentro da lista de convocados para defender a seleção brasileira no Mundial Sub-20 de futebol de salão. A competição será realizada na Espanha, em novembro.
O futebol de salão possui parte distinta de regras em relação ao futsal. Além disso, tem associações também não vinculadas às instituições tradicionais da modalidade (ligadas, em grau máximo, à Fifa).
As regras diferenciadas, no caso do futebol de salão, lembram o período mais antigo, o qual deu origem ao futsal – clique e confira uma reportagem do ge que detalha as distinções.
Ryan e Kauã, ambos de Lucélia, foram convocados pela seleção sub-20 de futebol de salão
Kauã Porto / Cedida
Os testes os quais levaram à convocação do time foram realizados em Pradópolis, na região de Ribeirão Preto, no começo de agosto. A indicação dos meninos ao técnico Fabiano partiu, sobretudo, do professor Élvis, da Nova Alta Paulista.
– A preparação agora envolve mais a parte física. De fato, é uma dificuldade por aqui, praticamente, não fazemos jogos com as regras do futebol de salão, em um tempo curto como esse. Mas é treinar, manter a forma e chegar bem a São Paulo antes da viagem.
– É mais difícil. E não temos tanto tempo assim para treinar, se adaptar às regras do futebol de salão. Para nós que jogamos, é um pouco diferente. Também foi surpresa para mim [toda essa diferença] – disse Kauã.
Kauã falou das adaptações necessárias para chegar bem ao Mundial
Kauã Porto / Cedida
Ryan perdeu a etapa dos testes em Pradópolis. Porém, as indicações foram lembradas pelo técnico brasileiro, e a seleção pediu para que o ala/pivô enviasse materiais em vídeo. A análise resultou na convocação.
O dono do conteúdo aprovado trabalha no período da manhã e faz estágio à tarde. À noite, a jornada tripla é encerrada na faculdade. Ele também falou das dificuldades acerca da adaptação, mas destacou, por outro lado, as facilidades proporcionadas pelo mundo digital, na busca por aprender mais sobre a modalidade.
– É um pouco difícil, porque a gente sempre joga seguindo as normas atuais do futsal. Mas agora, nesse mundo digital, fica fácil aprender, pois existem várias formas de pesquisar as regras e como elas funcionam, assistindo a vídeos, entre outras coisas.
– Sempre arrumo tempo [para a preparação], porque não posso perder uma oportunidade única como essa. Porém, os dias têm sido muito corridos – reconheceu Ryan.
Agenda apertada por causa do trabalho e estudos tem feito Ryan se desdobrar para manter os treinos
Ryan / Cedida
A sequência, conforme destacada pelos atletas, envolve os cuidados físicos em casa. Depois, a agenda tem um período de preparação em São Paulo, no começo de novembro. A viagem para a Espanha está prevista para o dia 16, após o período na capital.
– Só conheço o Paraguai, e de carro. Será a primeira vez assim tão longe, e a minha primeira viagem de avião. Ainda mais para a Espanha. É isso mesmo, já comecei com tudo (risos) – brincou Kauã.
Com 18 anos, o estreante em voos disse acreditar ter começado tarde nas quadras. O início ocorreu com cerca de 13, 14 anos. O bairro onde reside em Lucélia é casa também do Clube Atlético do Morro, que já chegou a fazer amistosos de pré-temporada com o Dracena.
Jovens convocados defenderam Lucélia em competições recentes, como os Jogos Regionais; Kauã é o nº 7; Ryan, o nº 10
Kauã Porto / Facebook, Reprodução
A localidade é fortemente identificada com o futsal, e o garoto explicou que, ainda com poucos investimentos, forma bons times para disputadas acirradas pela região. Além de Lucélia, há convites para atuar em regiões vizinhas, por exemplo, Araçatuba.
– Nunca joguei por nenhum clube. Jogo competições aqui da região, joguei os Regionais por Lucélia, e sempre somos chamados para jogar em campeonatos em Araçatuba, outras regiões por aqui também – explicou Kauã.
Ryan contou que começou aos 3 anos, descobriu que levava jeito e tem participado também de testes no futebol de campo, além de disputar competições até em regiões vizinhas, onde tem somado títulos. Assim como Kauã, é a primeira vez em uma missão desse porte no exterior.
– Quando recebi a notícia da convocação, eu e minha família não pensamos duas vezes. A resposta imediata foi sim. Além de representar o nosso país, que é o sonho de todo moleque brasileiro, é uma experiência única.
Kauã e Ryan, em divulgação oficial da convocação para o Mundial Sub-20 na Espanha
Facebook / Reprodução
Os alas lucelienses veem a participação na competição internacional como grande possibilidade de alavancar o sonho de jogar profissionalmente no futsal. Agora, o plano é ir bem com a seleção para que as sondagens virem algo concreto.
– Sempre tive esse sonho de jogar, de viver do futsal. Sim, é uma pena nossa região não ter mais equipes principais nas competições. Mas vejo como uma oportunidade. É uma convocação que deu mais força a esse sonho – afirmou Kauã.
– Eu tenho certeza de que essa competição vai abrir várias portas para que eu possa realizar o meu sonho de jogar profissionalmente. Mas, claro, isso vai depender exclusivamente de mim – finalizou Ryan.
+ O ge.globo/tvfronteira traz as notícias do esporte no Oeste Paulista

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu