Ao g1, empresa diz que não vai comentar. Representação com fotos e vídeos da situação foram anexadas em ação por candidata a vereadora da capital paulista após usuários relatarem que símbolos como o m, usado pelo candidato, aparecem como sugestões para comentários pela própria rede social. Emojis em eleições em SP
Reprodução/Instagram
A Justiça Eleitoral pediu que a Meta, dona do Instagram, e o candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) expliquem por que emojis relacionados ao ex-coach aparecem como sugestões automáticas para comentários dos usuários.
Fotos e vídeos que apontam a acusação foram anexados na ação pela candidata a vereadora Amanda Paschoal (PSOL) em 3 de setembro. O juiz Murillo DAvila Vianna Cotrim, na quinta-feira (5), deu 48 horas para que a empresa e Marçal apresentassem defesa.
Nesta sexta-feira (6), o caso seria encaminhado ao Ministério Público para que ambos se manifestassem sobre o assunto. Procurada pelo g1, a Meta disse que não vai comentar.
Em testes na noite desta sexta, o g1 confirmou que a situação ainda ocorria ao se abrir a aba de comentários nas páginas de outros candidatos à prefeitura. Em postagens de Guilherme Boulos (PSOL), houve sugestões de emojis M, 2, 8, 5 e 0 em diversas publicações.
Em outros, como o de Tabata Amaral (PSB) e José Luiz Datena (PSBD), M, 2, 8 ficaram em meio ao 0 e 4 ou à bandeira do Brasil.
Segundo as informações levadas por Amanda Paschoal à Justiça, em 29 de agosto, foram recebidas por ela denúncias de usuários do Instagram, e a defesa da candidata disse que entrou em contato com a Meta pedindo devidas correções ou, alternativamente, que seja suspensa a funcionalidade de sugestão de emojis e caracteres até o término do período eleitoral.
À Justiça, os advogados de Marçal argumentaram que o candidato não tem culpa e que seria necessário um aprofundamento técnico sobre o tema, para entender exatamente se existe algum tipo de direcionamento ou sugestão aos usuários do Instagram, não sendo possível confirmar que existe alguma irregularidade.
Em nota, o ex-coach questionou: “Como explicar o sucesso de um emoji?”, referindo-se ao funcionamento do algoritmo.