Região atingida pelas chamas pertence a uma área de Mata Atlântica em Ritápolis, cidade onde abriga a fazenda onde nasceu Tiradentes. Policiais, bombeiros e voluntários conseguiram evitar que o fogo atingisse o ponto histórico. Incêndio em Ritápolis queimou mais de 142 campos de futebol
Polícia Militar de Meio Ambiente/Divulgação
Um homem de 36 anos foi preso e multado em R$ 815.713,65 por causar um grande incêndio florestal no município mineiro de Ritápolis, que abriga a histórica Fazenda do Pombal, local de nascimento do inconfidente Tiradentes.
Ele teria colocado fogo na vegetação usando um isqueiro.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Conforme informações da Polícia Militar do Meio Ambiente, foi queimada uma área de 102 hectares de vegetação nativa da Mata Atlântica - equivalente a 142 campos de futebol - incluindo áreas de preservação permanente e reservas legais.
Homem é multado em quase R$ 1 milhão por causar queimada em área de 140 campos de futebol
O fogo causou pânico nos moradores e graves danos ao meio ambiente, segundo a corporação. Policiais, bombeiros e populares conseguiram impedir que as chamas chegassem à fazenda histórica, evitando prejuízo ainda maior.
O incêndio teve início no domingo (1º) e, conforme a polícia, as diligências foram encerradas na quinta-feira (5). O suspeito chegou a ser preso por dois dias, mas foi solto. Ele terá 20 dias para fazer a defesa e recorrer da multa.
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes