Geral

Duas baleias são achadas mortas no litoral de Ilhéus

Carcaças foram encontradas em menos de 48 horas

Redação com informações do site G1 Bahia
17/08/2016 por Alessandro Granda, atualizado em 17/08/2016 às 07h40 por Alessandro Granda

(Foto: Winnie Santos Silva)(Foto: Winnie Santos Silva)

O Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos de Ilhéus (Gpmai) registrou em apenas dois dias a morte de duas baleias no litoral de Ilhéus, município que fica localizado a 206 quilômetros de Itagimirim, na região Sul da Bahia.

O primeiro animal foi encontrado no último sábado (13), por um surfista, na Praia de São Domingos, na parte norte da cidade. Conforme informações da pesquisadora do Gpmai, Winnie Santos Silva, havia um pedaço de linha de nylon, frequentemente utilizada para pesca, na cauda do mamífero. Além disso, a baleia tinha marcas que pareciam ser de rede. Apesar dos ferimentos causados por equipamentos de pesca, não houve como precisar a causa da morte do animal.

Segundo ela, o mamífero era um filhote da espécie jubarte e tinha três metros de comprimento. Ainda segundo Winnie Santos, a segunda baleia foi encontrada por outra pesquisadora do Gpmai na segunda-feira (15), na Praia de Olivença. O animal, da espécie cachalote, estava em estado avançado de decomposição e boiava no mar. Pelo tamanho do crânio do mamífero, o grupo acredita que seja a carcaça de um animal adulto. Não se pode precisar se há relação entre as mortes das duas baleias.

(Foto: Winnie Santos Silva)(Foto: Winnie Santos Silva)

Até a noite da última segunda-feira (15), os corpos dos dois animais permaneciam nos locais onde foram encontrados, informou a pesquisadora. Segundo ela, a remoção das carcaças é de responsabilidade da prefeitura municipal.

Ainda de acordo com a pesquisadora Winnie Santos, é comum a presença de baleias na região nesse período do ano, pois elas migram à procura de águas mais quentes para a reprodução. A pesquisadora relatou que, ultimamente, tem sido grande a ocorrência de animais marinhos, como tartarugas, sendo encontrados mortos na localidade.

Link curto:

TÓPICOS:
Baleia Mortes Ilhéus Pesquisadora Pesca

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu