Técnico do Sorriso, Clayton Padilha, registrou queixa contra Leomar Lauxen por ofensa racial no fim da partida O duelo entre Nova Mutum e Sorriso, disputado no último sábado, válido pelo Campeonato Mato-grossense Sub-15, terminou em confusão no gramado após o apito final. O técnico do SEC, Clayton Padilha, relatou ter sido vítima de injúria racial feita pelo presidente do Azulão, Leomar Lauxen.
Momento do início da confusão entre Leomar Lauxen, do Nova Mutum, e Clayton Padilha, à esquerda,
Reprodução / Luiz Evandro Oficial
Segundo o Boletim de Ocorrência, Leomar disse a Clayton as seguintes palavras: “Sai pra lá seu nego”. A reportagem do ge entrou em contato com o treinador do Sorriso, que afirmou que a frase foi dita mais de uma vez e em tom de ofensa.
Por meio de nota, Leomar Lauxen negou as acusações.
– Com relação aos exaltados fatos decorrentes do jogo ocorrido no último sábado, dia 31/08/2024, na cidade de Nova Mutum - MT, após o jogo entre N.M.E.C x S.E.C./Juara, tenho a dizer que a mim foi imputada conduta ilícita não praticada, e que está sob investigação, havendo apenas um boletim de ocorrência. Minha equipe jurídica já está a postos em colaboração com a Delegacia de Polícia, o Ministério Público e o Poder Judiciário para que, o quanto antes, tudo seja esclarecido, como é de se esperar. Confiamos em nossas instituições. Até lá, vamos para o campo – disse o presidente do Nova Mutum.
> Tudo sobre o futebol mato-grossense: siga o canal do ge MT no WhatsApp
Acusado de injúria racial, Leomar Lauxen foi encaminhado à delegacia junto de Clayton Padilha para explicações. Ainda conforme registrado no Boletim de Ocorrência (leia-o na íntegra abaixo), o presidente do Nova Mutum disse que o técnico do Sorriso estava agitado e teria ofendido um integrante da comissão do Azulão - em contato com o ge, Clayton negou a versão.
– A polícia militar através do 26º BBPM/Nova Mutum, durante a realização do jogo Campeonato Mato-grossense Sub-15, entre Nova Nutum x Sorriso e quando nas proximidades do término do r. Jogo, a GUPM foi procurada pela vítima que passou a relatar o seguinte: que durante uma confusão entre o massagista do time de Sorriso - MT (Odair) e outra pessoa (desconhecida) do time de Nova Mutum-MT quando inesperadamente o suspeito (Leomar) proferiu a seguinte palavra: vai pra lá seu nego, em seguida, a vítima ficou nervosa e começou a dizer que iria realizar a denúncia para que ele possa ser penalizado, assim, o suspeito disse a vítima pra fazer o que quiser. Diante disso, a vítima apontou o suspeito do fato, sendo o sr. Leomar que é integrante do time de Nova Nutum - MT, sendo assim, a GUPM entrevistou o sr. Leomar o qual relata que o Clayton (técnino do time de sorriso) estava muito agitado e bastante agressivo, sendo que no primeiro jogo que ocorreu, às 16h, entre Nova Mutum x Juara onde neste r. Jogo ele foi expulso devido ao transtorno que estava trazendo. Por fim, as partes foram apresentadas na PJC para esclarecimento, não sendo necessário o uso de algema e todos entregues sem lesão corporal. Obs 01.: Antes da saída da polícia militar do estádio municipal (estádio Valdir Doilho Wons) de Nova Mutum fomos informados que o Clayton momento antes já teria ofendido outro integrante do time de nova mutum, sendo o sr. Cristian; obs 02.: Compareceu na sala do Boletim de Ocorrência o advogado dr. Daniel Luis Bascimento Moura - OAB nº. 16604/O acompanhando todos os atos, bem como acesso ao seu cliente, sr. Leomar – diz o Boletim de Ocorrência.
O presidente do Sorriso, Leocir Nazzari, disse que o clube está dando o suporte necessário ao técnico Clayton Padilha.
– O SEC está em apoio ao nosso colaborador e técnico Clayton Padilha, estamos dando todo o suporte necessário. O SEC não compartilha com atitude ocorrida no jogo. Esses fatos, além de acarretar grandes traumas, são de nível muito baixo. Infelizmente há pessoas ainda que tomam estes caminhos insanos – afirmou o dirigente ao ge.
O árbitro do jogo, Isaque Rodrigues Pereira de Jesus, não registrou detalhes da confusão na súmula.