Clube obtém autorização especial de LaLiga para inscrever principal reforço da temporada por conta de problema físico do defensor Ir para o Barcelona hoje é um tiro no escuro; veja análise do Gringolândia
✅Clique aqui para seguir o canal ge Futebol Internacional no WhatsApp
O meia Dani Olmo enfim poderá fazer sua estreia no Barcelona, após perder os dois primeiros jogos da temporada por problemas para ser inscrito em LaLiga. O clube catalão conseguiu a liberação para o seu principal reforço em 2024/25 graças à lesão de Christensen – em uma manobra que abriu espaço em meio às rígidas regras do Fair Play Financeiro da liga. Assim, Olmo poderá ser usado por Hansi Flick no duelo contra o Rayo Vallecano, nesta terça-feira, às 16h30 (de Brasília). O ge acompanha em Tempo Real.
De acordo com a imprensa espanhola, o Barça conseguiu a autorização de LaLiga para que Dani Olmo fosse inscrito de forma emergencial na vaga de Andreas Christensen - que sofreu uma lesão no tendão de Aquiles e deve ficar parado por cerca de quatro meses. A liga oferece tal medida especial em casos de problemas físicos graves de um atleta, permitindo que 80% de seu salário deixe de ser contado na folha oficial. Assim, abre-se espaço para que tal valor seja absorvido por outro jogador.
+ Técnico do Barcelona nega que tenha descartado Vitor Roque
Dani Olmo ficou fora dos dois primeiros jogos do Barcelona em LaLiga
Getty Images
+ Barcelona empresta Lenglet ao Atlético de Madrid em busca de verba para inscrever Dani Olmo
O Barça já havia usado a mesma medida no ano passado, quando conseguiu inscrever o zagueiro Iñigo Martínez diante de uma grave lesão de Ronald Araújo. Para aceitar este tipo de manobra, LaLiga convoca uma junta médica de notório prestígio para analisar os exames do atleta. Caso seja comprovado que a recuperação demandará quatro meses ou mais, há a permissão para a flexibilização do Fair Play.
+ Veja as transferências do Barcelona para 2024/25
Mesmo que Christensen volte antes deste período, a autorização prevista em regulamento segue valendo. Entretanto, a regra só tem valor até o dia 31 de dezembro. Até lá, para que Olmo siga regularizado, o Barça precisará abrir novo espaço na folha salarial para absorver os vencimentos do ex-jogador do RB Leipzig. Até lá, Christensen pode seguir como atleta inscrito para a temporada, uma vez que o Barça não excedeu o limite de 25 atletas designados para atuar em LaLiga.
O Barça vinha tentando manobras para conseguir abrir espaço na folha e se adequar ao rígido Fair Play Financeiro de LaLiga, que vem trazendo dores de cabeça para um clube que vive grave crise financeira nos últimos anos. A saída de Gündogan para o Manchester City e a de Vitor Roque para o Bétis estariam relacionadas à necessidade de diminuir a soma dos vencimentos de todo o elenco.
– Não é meu trabalho. Gosto do que estamos vendo em relação ao Dani, ele está pronto para jogar. Estamos esperando por ele. Espero que ele esteja no time e possa nos ajudar. Será muito positivo. É fantástico vê-lo nos treinos. É incrível o que ele faz. Espero tê-lo o mais rápido possível – disse o técnico Hansi Flick sobre o assunto.