Geral

Baleia jubarte é encontrada morta em Nova Viçosa

Integrantes do Projeto Baleia Jubarte constataram que animal estava encalhado e sem vida

Redação com informações do site G1 Bahia
28/07/2016 por Alessandro Granda, atualizado em 28/07/2016 às 06h55 por Alessandro Granda

(Foto: Cristiano Martins/ Abrolhos Sub)(Foto: Cristiano Martins/ Abrolhos Sub)

Uma baleia da espécie Jubarte foi encontrada morta na tarde da última quarta feira (27) encalhada em um recife a aproximadamente 15 quilômetros da costa na cidade de Nova Viçosa, região turística no Extremo Sul da Bahia. O mamífero ficou preso por causa da maré baixa e chegou a ser encontrado vivo por pescadores na tarde da última terça-feira.

De acordo com o médico veterinário e coordenador de pesquisa do Projeto Baleia Jubarte, Milton Marcondes, como o animal estava preso em um recife, foi preciso esperar a maré baixar para encontrar a baleia. Após o animal ser encontrado os agentes se aproximaram e infelizmente ela estava morta. A baleia tem 10 metros, mas ainda não atingiu a idade adulta.

O representante do Projeto Baleia Jubarte, falou sobre a retirada do animal. "Como é um banco de corais vamos deixar o corpo para se decompor lá, pois a área é distante da beira da praia, não vai incomodar as pessoas e a retirada do animal pode danificar o recife. Contudo, se em algum momento o animal foi levado pela maré para a beira da praia, a gente vai até o local, conversa com a prefeitura para a retirada e analisa o risco se há para população.

Segundo o projeto Baleia Jubarte, neste ano já ocorreram 29 encalhes de baleia no país. Na Bahia, é o sétimo caso de encalhes.

(Foto Prado Notícias)(Foto Prado Notícias)

Um jacaré do papo amarelo foi encontrado morto na manhã da última terça-feira (26), por banhistas que estavam na praia do na praia do Novo Prado, em Prado, município que fica localizada a 180 quilômetros em Itagimirim, na região Extremo Sul da Bahia.

A analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Flávia Morais, informou que o animal pode ter saído do Rio Jucuruçu, já que a foz é próxima à praia. Através das características informadas do animal, acredita-se que seja um jacaré filhote, do papo amarelo, comum na região.

Link curto:

TÓPICOS:
Jacaré Baleia Morte Prado Nova Viçosa Banhistas

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu