Geral

Igreja Ortodoxa da Bulgária elege novo patriarca com ideias pró-russas

Daniil criticou a expulsão de um russo e de dois clérigos bielorrussos acusados de espionagem a favo...

Rastro101
Com informações do Notícias ao Minuto

30/06/2024 por Redação

Divulgação/Notícias ao MinutoDivulgação/Notícias ao MinutoA Igreja Ortodoxa da Bulgária elegeu, este domingo, Daniil, um arcebispo de 52 anos considerado pró-russo, como seu novo líder, numa votação que refletiu as divisões na igreja e na sociedade desde que a Rússia invadiu a Ucrânia há mais de dois anos.

Ao contrário do seu falecido antecessor, que nas suas últimas orações criticou a agressão da Rússia na Ucrânia, Daniil tomou o partido do Patriarcado de Moscovo na sua disputa com o Patriarca Ecuménico sobre a independência da Igreja Ortodoxa da Ucrânia, noticia a Associated Press.
O arcebispo também criticou a expulsão, no outono passado, de um russo e de dois clérigos bielorrussos acusados de espionagem a favor de Moscovo e, nas suas orações, censurou as pessoas que chamaram à Rússia um "agressor".
Daniil estudou teologia em Sófia e acabou por ir servir como monge num mosteiro. Pertence à primeira geração de jovens búlgaros que aderiram à Igreja após a queda do comunismo.
As crescentes divisões entre fações pró-russas e anti-russas dentro do clero sénior começaram depois de alguns deles terem tentado aquecer as relações com a Igreja Ortodoxa da Ucrânia, que foi reconhecida pelo Patriarca Ecuménico em Constantinopla em 2019. Os patriarcas russos e a maioria dos outros patriarcas ortodoxos recusaram-se a aceitar a designação que formalizou uma cisão com a igreja russa.
Os sinos da catedral Alexander Nevski, com cúpula dourada, no centro de Sófia, anunciaram a eleição do novo patriarca e, pouco depois, o Presidente do Conselho, Cyprian, revelou que "Daniil, arcebispo de Vidin, foi eleito pelo clero e pelo povo como Santo Patriarca da Bulgária e arcebispo de Sófia".
Daniil sucedeu ao carismático patriarca Neófito, que morreu em março com 78 anos, depois de ter liderado a Ortodoxa da Bulgária durante 11 anos.
Leia Também: Bulgária falha adesão à zona euro devido a inflação demasiado elevada

Link curto:

TÓPICOS:
Mundo

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu