Geral

VÍDEO mostra registro raro de baleias-jubarte e centenas de golfinhos juntos no Litoral de SP

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

25/06/2024 por Redação

Imagens foram feitas nesta segunda (24), quando pesquisadores avistaram mais de 70 jubartes ao longo do dia, o que pode ser um recorde em pelo menos 20 anos. Baleias nadam com grupo de golfinhos em São Sebastião, litoral de SP
Pesquisadores do Litoral Norte de São Paulo registraram nesta segunda-feira (24) imagens raras de uma interação entre baleias e centenas de golfinhos - veja o vídeo acima.
As imagens mostram baleias-jubarte nadando juntas com golfinhos-nariz-de-garrafa. Os vídeos foram feitos na região entre São Sebastião e Ilhabela, a uma distância de cerca de 20 quilômetros da costa.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O pesquisador Júlio Cardoso, do projeto Baleia à Vista, que estuda baleias e golfinhos no litoral paulista, afirma que o registro é considerado histórico, principalmente por conta do número de jubartes vistas na segunda-feira.
De acordo com ele, foram encontradas mais de 70 baleias entre as 9h e 15h. Nos últimos 10 dias, a média de jubartes registradas na região era de cerca de 20.
“Foi um dia histórico. Trabalhamos com observação de baleias no Litoral Norte há mais de 20 anos e nunca registramos um número tão grandes de jubartes em um só dia. É algo totalmente excepcional”, explica o especialista.
Vídeo raro mostra interação entre baleias e centenas de golfinhos no Litoral Norte de SP
Em entrevista ao g1, Cardoso afirmou também que o grupo embarcou no início da manhã após receber diversos relatos de uma grande quantidade de baleias no Litoral Norte. Mesmo assim, ele se surpreendeu com o tamanho do grupo.
“Segunda-feira costuma ser um dia bom porque é mais calmo, há menos turistas procurando as baleias para observá-las. Mas foi surpreendente de qualquer forma. Para qualquer lado que se via se encontrava as jubartes. Chegamos a ver 15 juntas”.
A passagem de baleias-jubarte pelo Litoral Norte de SP é comum nesta época do ano. Elas saem da região da Antártica, onde se alimentam durante o nosso verão, e vão em direção ao litoral da Bahia para se reproduzirem em águas mais quentes.
Baleia jubarte encontrada no Litoral Norte de São Paulo nesta segunda-feira (24)
Júlio Cardoso/Baleia à Vista
Especialistas apontam que as primeiras aparições acontecem em abril, mas se intensificam em maio, quando se dá o início da temporada. Junho e julho são o pico da passagem das baleias - os meses com o maior número de animais no litoral paulista.
De acordo com o projeto Baleia à Vista, a região registrou a passagem de 787 baleias-jubarte na temporada do ano passado.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Ainda segundo o projeto, a temporada deste ano tem mantido esse ritmo e a tendência é que o número seja parecido ou até maior.
As jubartes são animais de porte grande, com média de 16 metros e mais de 40 toneladas. Elas vivem 60 e 80 anos e não são consideradas agressivas - não há até hoje registro de ataques contra humanos. Mesmo assim, há uma série de orientações que devem ser seguidas no turismo de observação.
Imagens raras mostram interação entre baleias e centenas de golfinhos no Litoral Norte de SP
Will Prado/Octopus Dive Brasil
Golfinhos
Em relação aos golfinhos, o pesquisador explica que se trata de golfinhos-nariz-de-garrafa, uma espécie já havia sido encontrada outras vezes no Litoral Norte.
Eles podem chegar a até quatro metros de comprimento e, segundo o projeto, tem comportamento brincalhão e atrevido em relação a outros animais marinhos.
“Esses golfinhos não têm medo de nada. Eles estavam tentando interagir com as baleias, que não estavam dando muita bola. Ainda precisamos entender e estudar melhor esse encontro”, diz Cardoso.
As baleias-jubarte não se alimentam de golfinhos. Apesar de serem enormes, esses animais preferem comer espécies menores de peixes e camarões.
Imagens raras mostram interação entre baleias e centenas de golfinhos no Litoral Norte de SP
Divulgação/Maremar Turismo
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu