Geral

Licor do São João ganha novos sabores com toque fitness; confira os menos calóricos

G1 - com informações do G1

Rastro101
Com informações do G1

22/06/2024 por Redação

Sabores como “Maçã com Cenoura” e Detox são as principais novidades. Sabores como “Maçã com Cenoura” e Detox são novidades fitness
Cristina Mascarenhas/g1
Todos os anos as festas juninas trazem uma série de novidades que se aliam à tradição. Novos pratos, novas danças, músicas e sabores. Este ano, não é diferente e entre as inovações está o ‘licor fitness’. Os licores se destacam pelas misturas diferenciadas. Entre elas, estão o licor Detox e o Cenoura com Maçã.
“Nós já produzimos os sabores tradicionais que vendemos o ano inteiro e a gente queria fazer algo que fosse diferente e preservasse a qualidade do sabor da nossa produção. Foi aí que decidimos ir por um caminho totalmente diferente e primeiro nasceu o Detox. Como a gente gostou do resultado, resolvemos experimentar o “Cenoura com Maçã”, conta Adriana Alves, responsável pela criação das receitas.
Falamansa, Virgílio e Del Feliz estão entre atrações do São João do Centro Histórico de Salvador; confira ordem dos shows
Confira atrações do São João nas cidades de Conceição do Jacuípe e Santo Estêvão
O que chama a atenção nos licores é exatamente a mistura exótica para o tipo de bebida. “Tem gente que estranha, mas na hora que prova até esquece que o licor é feito de cenoura”, comenta Adriana.
A produção é totalmente caseira e todo o trabalho é feito em família. Em 2020, ainda durante a pandemia, eles encontraram na fabricação de licor uma forma de garantir a renda. Foi exatamente em junho daquele ano que Adriana, a mãe e um irmão criaram uma espécie de Fazendinha Online.
Adriana Alves criou as receitas do licor Detox.
Arquivo Pessoal
“Nós também produzimos os tradicionais de jenipapo, passas, maracujá, além dos cremosos de amarula, café, chocolate meio amargo, mas os fitness este ano é que estão chamando a atenção”.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
O Detox é feito com Abacaxi e Hortelã e leva canela e uma quantidade menor de açúcar, no entanto, a presença do álcool retira da bebida a principal característica do suco detox, a capacidade de desintoxicação do organismo. “A nossa intenção é só mesmo brincar com o nome porque, mesmo tendo uma base menos calórica, ainda segue sendo uma bebida alcóolica”, reforça Adriana.
Conheça os licores mais calóricos
Adriana tem razão. A base da bebida vai definir a quantidade de calorias, mas não a qualidade nutricional. É o que atesta a nutricionista Alice Alagia. Ela lembra que, além de associar o álcool, você ainda vai ter nessa bebida um alto teor de açúcares.
“Mesmo aqueles licores que a base é a polpa da fruta, tipo maracujá, morango e o jenipapo, você vai ter algumas características nutricionais, como rico em vitamina C, rico em vitamina A, rico em vitamina E, no entanto, o problema está no açúcar adicionado dessa preparação e também com o álcool adicionado”, detalha a nutricionista.
Alice destaca ainda que o licor, desde os mais tradicionais às inovações, não é uma bebida de baixa caloria. “Para você ter uma ideia, 100ml de licor que tenha a base fruta, tipo jenipapo e maracujá, ele vai ter entre 250 e 350 kcal. Se a gente entrar nas opções que popularizaram, que você tem licor de doce de leite, o licor de amarula, por exemplo, este valor calórico chega a quase dobrar. Os mesmos 100ml você vai ter uma média de 400 a 450 kcal.
O licor é uma bebida com alto teor de açúcar
Arquivo Pessoal
A nutricionista lembra ainda que é importante ter cautela na hora do consumo, principalmente quem tem problema de metabolismo de carboidrato, quem está em estágio de pré-diabetes ou é diabético. “Afinal, trata-se de um produto calórico, rico em açúcar e ainda tem o álcool envolvido”.
Sobre os licores fitness, Alice diz que para quem quer manter a silhueta é uma boa opção. “Você não vai perder o prazer de ingerir a bebida típica do momento, economiza um pouco de caloria e tem um controle maior da ingestão de açúcar e consequentemente o controle do peso. Mas sempre com moderação”.
Licores de 250 a 350 kcal (100 ml)
Maracujá
Passas
Jenipapo
Morango
Detox
Cenoura com Maçã
Licores de 400 a 450 kcal (100ml)
Amarula
Amendoim
Chocolate
Leite Condensado
Café
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Link curto:

TÓPICOS:
G1

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS DO RASTRO101
menu